Apesar de a viver, hoje em dia, uma verdadeira guerra de preços no mercado interno, a BYD, atualmente o fabricante líder de vendas na China, apelou a uma união entre as marcas chinesas, com o objectivo de "demolir velhas lendas" do mercado global.
Numa altura em que celebra a produção do seu veículo cinco milhões, em menos de 30 anos de atividade, a chinesa 'Build Your Dreams', mais conhecida como BYD, decidiu, assim, lançar, numa altura em que são vários os construtores automóveis chineses a enveredar pela internacionalização, uma espécie de apelo patriótico. Defendendo, através do seu presidente, Wang Chuanfu, que "chegou o momento das marcas chinesas".
Em declarações proferidas num evento próprio, mas em que exibia como pano de fundo os logótipos dos 12 maiores fabricantes chineses, Chuanfu garantiu, segundo noticia a Automotive News Europe, ser "uma necessidade emocional, para 1,4 mil milhões de chineses, verem uma marca chinesa tornar-se global".
Naquilo que está ser, também, encarado, como um apelo à união entre as marcas chinesas e apesar de, no mercado interno, assistir-se a uma guerra encarniçada de preços entre os vários fabricantes, a BYD aproveitou para mostrar um vídeo em que enalteceu a fundação, não só do fabricante automóvel estatal FAW, em 1956, como também de vários rivais directos privados chineses. Como é o caso das startups Xpeng, NIO e Li Auto, nascidas já durante a última década.
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Neste mesmo vídeo, o narrador afirma ainda, que, "embora as nossas histórias sejam diferentes umas das outras, partilhamos a mesma direcção". Acrescentando, numa clara referência aos mercados externos, que, aí, "não há distinções entre nós e vós".
A terminar, o mesmo narrador da BYD deixa o apelo a todos os fabricantes chineses para que "destruam as velhas lendas e lutem por alcançar novas metas de âmbito mundial", afirmando o slogan "Automóveis chineses".
(Alguns) rivais elogiam
Entretanto, não demorou muito para que o vídeo se tornasse viral na rede social chinesa Weibo, levando, igualmente, a várias reacções da parte de construtores como a NIO, cujo CEO, William Li, reagiu afirmando "sinto orgulho na indústria automobilística da China" e que "devemos aprender com o sucesso da BYD".
Já o CEO da Li Auto, Li Xiang, deixou "saudações à BYD" e prometeu que "vamos dar um sinal positivo a todos os participantes nesta nova era de energia!".
Já no plano oposto, surgiu a reacção da também chinesa Great Wall, que defendeu que, pelo contrário, as marcas chinesas devem estar prontas para "abraçar a realidade da competição". Até porque, afirmou o director de Tecnologia da Great Wall Motors, Wang Yuanli, através da sua conta na rede social Weibo, "se apenas falarmos sobre permanecer juntos, mas, depois, mantivermos a amargura nos nossos corações, o melhor será lutarmos primeiro".