Numa altura em que prepara a sua entrada em Portugal, a chinesa BYD acaba de apresentar, em Xangai, um superdesportivo elétrico, comercializado com o emblema da submarca Yangwang e com o nome de U9. O qual, fruto de um sistema de propulsão específico, anuncia não apenas uma potência acima dos 1.100 cv, como uma autonomia de até 1.000 km!
Desvendado na abertura do Salão Automóvel de Xangai, na China, atualmente a decorrer, o Yangwang U9 surge como a nova proposta topo de gama e mais desportiva, do fabricante chinês que é já um dos líderes na comercialização de veículos elétricos a nível mundial, apostando numa estética fortemente marcante e aerodinâmica. E que o próprio responsável pelo design da BYD, o alemão Wolfgang Egger, descreve como "uma expressão artística destinada a interpretar e energia e a beleza que só são possíveis nesta nova e excitante era".
A justificar as pretensões de rivalidade com aquele que é, hoje em dia, o modelo 100% elétrico mais rápido do mundo, o Rimac Nevera, uma base técnica que recorre ao sistema de propulsão desenhado pela própria BYD e a que deu o nome de 'Ysifang'. O qual é sinónimo de um trem de força com quatro motores elétricos, a prometerem, em conjunto, qualquer coisa como 1.115 cv, assim como uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 2,0 segundos!
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Do SUV U8 ao citadino Seagull
De resto, o mesmo sistema de propulsão está disponível noutra proposta igualmente impressionante, um SUV de luxo de nome U8, que também foi apresentado em Xangai, e que, tal como o U9, anuncia uma autonomia que, garante o fabricante, chega aos 1.000 km, com uma só carga. E que, ao contrário do superdesportivo, tem já preço definido para a China: 1,1 milhões de yuan, ou seja, perto de 146 mil euros.
Aliás e como curiosidade, vale a pena referir que BYD apresentou uma outra proposta, mas para o extremo oposto da oferta, com o nome de Seagull - um pequeno citadino elétrico, a anunciar autonomias entre os 305 e 405 km, e cujo preço não vai além dos 78.000 yuans, pouco mais de 10 mil euros.
Finalmente e como única novidade híbrida plug-in, o BYD Destroyer 07, uma berlina do segmento B, que estará disponível com duas variantes do mesmo 1,5 litros a combustão (com e sem turbocompressor), além de a anunciar uma autonomia elétrica que pode chegar aos 200 quilómetros.