A BYD vai apresentar no Salão Automóvel de Paris os seus primeiros três modelos que vão ser comercializados na Europa: Han EV, Tang e ATTO 3. Numa primeira fase estarão à venda em oito países, mas Portugal ainda não é um deles. Por enquanto.
A BYD revelou a sua estratégia para lançar automóveis elétricos na Europa. Os primeiros três modelos - Han EV, Tang e ATTO 3 - serão vendidos em oito países vendidos em oito países e a marca chinesa promete preços muito competitivos face aos seus concorrentes europeus, acompanhados de um equipamento bastante completo e das mais recentes tecnologias de assistência à condução.
O Han EV e o Tang inserem-se no segmento E e possuem um posicionamento premium, o que se reflete num preço de lançamento de 72 mil euros, quer para a berlina elétrica, quer para o SUV elétrico. Estes preços podem variar nos diferentes mercados devido aos impostos e aos apoios para aquisição de veículos elétricos.
A Noruega foi o primeiro país europeu a receber veículos de passageiros da BYD. O Tang está à venda desde 2021, o que não é propriamente uma surpresa, já que aquele mercado é o maior da Europa de veículos elétricos. Sendo assim é natural que as marcas utilizem aquele país como teste para a venda dos seus veículos.
Dois SUV e uma berlina
O BYD Tang é um SUV de sete lugares e tração integral que vem equipado com um motor elétrico de 380 kW, que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos e atingir uma velocidade máxima de 180 km/h. A autonomia estimada é de 400 km.
Já o BYD Han é uma berlina de cinco lugares que vai ser comercializado na Europa na versão de tração integral, motor elétrico com uma potência máxima de 380 kW. A marca anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de 3,9 segundos e uma autonomia de 521 km em ciclo WLTP.
O ATTO 3 é um SUV de segmento C com cinco lugares que está equipado com um motor elétrico de 150 kW, que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,3 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 160 km/h. A autonomia anunciada é de 420 km e o preço de 38 mil euros.
Aqueles três modelos estão preparados para carregamentos em corrente contínua (DC), sendo possível recuperar entre 30 a 80% da capacidade em cerca de 30 minutos.
Avanço rápido na Europa
Após a apresentação no Salão de Paris de 2022, o Han EV e o ATTO 3 vão juntar-se ao Tang na Noruega. Alguns meses depois, a BYD pretende estender a comercialização daqueles três modelos à Dinamarca, Suécia, Alemanha, França, Países Baixos e Reino Unido. No espaço de um ano, a marca pretende estar presente nos principais mercados da Europa, embora não tenha avançado com mais detalhes.
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Para não deixar os concorrentes do Velho Continente demasiado nervosos, o presidente da BYD Wang Chuanfu procurou deitar água na fervura, dizendo que a "Europa é o local de nascimento do automóvel". O responsável acrescentou que, em 2021, "na Noruega, o país com a mais elevada penetração de veículos elétricos, o BYD Tang EV alcançou algum reconhecimento pelos consumidores locais. Este ano, vamos começar a trazer mais veículos elétricos para a Europa".