BYD ameaça liderança da Tesla nas vendas mundiais de elétricos

A BYD ameaça destronar a Tesla como a marca mais vendida de veículos elétricos em todo o mundo. Em 2023, a insígnia fundada por Elon Musk

A BYD ameaça destronar a Tesla como a marca mais vendida de veículos elétricos em todo o mundo. Em 2023, a insígnia fundada por Elon Musk manteve a liderança com 1,8 milhões de unidades comercializadas, mas o seu concorrente chinês já encurtou a distância, anunciou vendas total de 3 milhões de veículos eletrificados, incluindo 1,57 milhões de veículos elétricos a bateria.

A BYD e a Tesla prometem discutir taco a taco a liderança nas vendas mundiais de veículos elétricos. Em 2023, a marca fundada por Elon Musk levou vantagem com 1,8 milhões de viaturas comercializadas.

Os principais responsáveis pelas vendas da Tesla foram o Model 3 e o Model Y, com 1 739 707 unidades entregues. Os outros modelos, incluindo o S, o X, o Cybetruck e o Semi tiveram vendas de 68 874 unidades.

Relativamente a 2022, a Tesla registou um aumento de 38%. Contudo, o fabricante norte-americano já anunciou que em 2024 espera uma taxa de crescimento inferior. Segundo a agência Reuters, a Tesla prevê vender 2,2 milhões de veículos este ano, o que, a concretizar-se, seria uma subida de 22% face a 2023.

Tesla Model 3

Não obstante admitir uma menor taxa de crescimento em 2024, Elon Musk afirmou à CNBC que ainda espera um crescimento muito rápido da empresa, "mais rápido do que qualquer outro fabricante de automóveis na Terra", sublinhou.

O CEO da Tesla acrescentou que esperava que o Model Y se tornasse "no carro mais vendido no Planeta, não só em faturação, mas também em volume".

BYD à espreita

A principal ameaça à liderança global da Tesla nos elétricos vem da chinesa BYD. Em 2023 ficou em segundo lugar neste segmento, com um 1,57 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, mas no total comercializou 3 024 417 veículos eletrificados, que incluem elétricos, híbridos plug-in e hidrogénio). 

No mercado doméstico ocupa o primeiro lugar nas vendas e a nível global entrou para a lista das dez mais vendidas. Mesmo assim já entregou mais elétricos do que híbridos plug-in, tendo estes representado 1,4 milhões de unidades.

No entanto, a BYD tem vindo a aproximar-se da Tesla. Em 2022, o fabricante chinês vendeu menos 400 mil elétricos do que a sua concorrente norte-americana. No ano passado, a diferença diminuiu para metade.

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Será de referir que a BYD ultrapassou a Tesla no último trimestre de 2023, o que sugere que esta última terá grandes dificuldades em defender a sua liderança nos veículos elétricos em 2024.

Os resultados impressionantes da BYD são atribuídos, parcialmente, à exportações. A China tornou-se no maior exportador mundial de automóveis em 2023, graças a marcas como a BYD, com um crescimento nas vendas nos mercados externos de 334% face ao ano anterior.