Maior fabricante chinês de automóveis elétricos, a BYD Auto prepara-se para atacar a Europa, com uma ofensiva que começará pelo Norte do Velho Continente, e ao volante de um SUV: o BYD Tang EV600. Ainda para o presente ano!
A revelação sobre esta prometida ofensiva, foi, de resto, feita pelo próprio construtor automóvel chinês. Acrescentando que o ataque aos mercados europeus começará pelo Norte, e, mais precisamente, pela Noruega.
LEIA TAMBÉM
Toyota e BYD unem esforços no desenvolvimento dos futuros BEV
Quanto às razões desta escolha, a BYD argumentou, afirmando ser o mercado, na Europa, mais receptivo e favorável, aos veículos elétricos.
Quanto ao modelo escolhido para dar início a esta ofensiva, a marca chinesa revelou que a escolha recaiu no SUV médio BYD Tang EV600.
Com lançamento no mercado norueguês previsto ainda para este ano de 2020, o BYD Tang EV600 é um modelo 100% elétrico, de tracção integral permanente, cuja autonomia anunciada é de 520 quilómetros, segundo o ciclo NEDC.
Naquela que é a sua versão chinesa, o Tang EV600 recorre a uma bateria de 82,8 kWh, a alimentar um ou dois motores elétricos, consoante seja uma versão de tracção dianteira ou integral, além de anunciar uma potência declarada de 245 cv.
Ainda na China, o modelo passou a contar, a partir da atual segunda geração, lançada em 2018, com variantes híbridas plug-in a gasolina.
"A Noruega é o mercado que se encontra mais à frente, na Europa, no que diz respeito à utilização de veículos elétricos, assim como em termos de oferta de uma rede de carregamento abrangente", afirma o director executivo da BYD na Europa, Isbrand Ho. Acrescentando que, "vamos analisar, cuidadosamente, a forma como o mercado [norueguês] responde, sendo que, a longo prazo, o nosso objectivo é levar a nossa oferta, em termos de veículos de passageiros, para lá das fronteiras da Noruega".
De resto, a ofensiva europeia da BYD promete não ficar pelos veículos de passageiros, mas estender-se, igualmente, aos veículos comerciais ligeiros e pesados. Em princípio e tal como acontece com o BYD Tang EV600, ainda antes do final do presente ano.
Recorde-se que, no caso dos veículos pesados de passageiros, a BYD já possui atividade na Europa, nomeadamente, através da comercialização de autocarros 100% elétricos.