Depois da apresentação do concept no último Salão de Pequim, o futuro BYD Seal X, próxima adição à série Ocean da marca chinesa, acaba de ser desvendado na China, já sem muitos dos apêndices aerodinâmicos, mas também com a certeza de potências até aos 421 cv. E a caminho da Europa.
Antevisto no último Salão Automóvel da capital chinesa, enquanto protótipo, com o nome de Ocean-M, o novo hot-hatch da BYD acaba de ser desvendado, naquelas que são as suas formas finais para produção em massa, mas pelo Ministério da Indústria e da Tecnologia da Informação (MIIT) da China. Esta última, a entidade governamental chinesa responsável pela aprovação de todos os novos veículos produzidos e comercializados no País.
Agora já com o nome de Seal X, o novo hot-hatch da marca chinesa já presente em Portugal destaca-se, desde logo e nas imagens entretanto divulgadas, pela perda de muitos dos atributos aerodinâmicos exagerados que o concept exibia, mas que, diga-se, causaram forte impacto junto dos visitantes do salão. optando, antes, por um visual mais suave e consensual.
Já com um visual mais suave e, quiçá, consensual, o novo elétrico opta, ainda assim, por um conjunto de faróis angulares muito parecidos aos do concept, embora acompanhados de entradas de ar de novo formato e bem mais discretas que, por exemplo, o exuberante splitter aerodinâmico que se afirmava na frente do Ocean-M. Tendo igualmente perdido a generosa bossa que sobressaia no capot.
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Já nas laterais, desapareceram as destacadas aletas aerodinâmicas que se apresentavam junto às rodas, assim como e já traseira, a saliente asa. Ao mesmo tempo que, o esculpido difusor traseiro, adoptou uma estética mais discreta, não perdendo, contudo, alguns dos seus elementos pontiagudos.
Finalmente e ao contrário do que acontecia no concept, o Seal X poderá vir a ganhar um pequeno LiDAR, como parte do seu pacote tecnológico.
Com duas motorizações… elétricas
Na China, os interessados neste BYD Seal X vão poder escolher entre dois trens de força elétricos, o mais básico composto por um só motor elétrico, a debitar 218 cv de potencia, enquanto o mais potente, equipado com dois motores elétricos, a prometer 421 cv.
Independentemente da versão escolhida, a garantia de que, na base do sistema elétrico, estará uma bateria Blade de fosfato de ferro e lítio (LFP), desenvolvida pela FinDreams, a subsidiária da BYD para as baterias.