A ofensiva europeia da BYD continua com a apresentação do BYD Seal U. Um SUV de cinco lugares, com uma forte orientação familiar e foco na funcionalidade.
Ao contrário da berlina Seal, com quem partilha apenas o nome, o BYD Seal U troca o posicionamento desportivo por uma abordagem mais confortável. A carroçaria elevada facilita o acesso ao interior, onde os lugares traseiros não têm falta de espaço para as pernas.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/BYD-SEAL-U-101.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/BYD-SEAL-U-102.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/BYD-SEAL-U-105.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/BYD-SEAL-U-106.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/BYD-SEAL-U-108.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/BYD-SEAL-U-111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/BYD-SEAL-U-125-1.jpg]A luminosidade criada pelo teto panorâmico ajuda a ampliar a sensação de espaço. Os bancos são confortáveis, desde que não se caia no erro de transportar três adultos na fila traseira.
Mais atrás, a bagageira é servida por um amplo portão, com acionamento elétrico. O plano de carga acessível facilita a arrumação de objetos nos 552 litros da mala. O rebatimento dos bancos traseiros amplia este valor para os 1440 litros.
Amigo do ambiente
A pele vegan suaviza o toque das superfícies nobres do interior do BYD Seal U. Aplicações cromadas refletem o cuidado da montagem e o investimento no design.
Seguindo a tradição do construtor chinês, o painel de instrumentos é totalmente digital e o ecrã central pode ter orientação vertical ou horizontal. A possibilidade de ajustar o posicionamento do ecrã com a mão é uma novidade do BYD Seal U.
A oferta de equipamentos de segurança e entretenimento é completa, não faltando as ajudas do Nível 2 de condução autónoma ou uma aplicação para substituir a chave. Dependendo do nível de equipamento é possível ter head-up display e até dois carregadores sem fios.
Desenvolvido sobre uma variante da arquitetura elétrica 3.0 da BYD, o Seal U mede 4,79 metros de comprimento, por um 1,89 metros de largura e 1,67 metros de altura. Os 2,76 metros de distância entre eixos escondem a bateria laminar Blade Battery.
Duas baterias
Livre de cobalto, a bateria do BUD Seal U pode ter 71,8 kWh ou 87 kWh. A capacidade é definida pelo acabamento, com a versão de entrada Comfort a prometer 420 km de autonomia e a Design a estender distância de condução até aos 500 km.
Independentemente do nível de equipamento escolhido, o Seal U tem sempre tração dianteira. Esta é assegurada por um motor de 218 cv e 330 Nm de binário, capaz de tocar os 175 km/h de velocidade máxima e acelerar até aos 100 km/h em 9,3 segundos.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/BYD-SEAL-U-066.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/BYD-SEAL-U-067.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/BYD-SEAL-U-068.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/BYD-SEAL-U-070.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/BYD-SEAL-U-074.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/BYD-SEAL-U-125.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/BYD-SEAL-U-141.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/BYD-SEAL-U-144.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/BYD-SEAL-U-146.jpg]O carregador de bordo de 11 kW é capaz de trabalhar com corrente contínua até 140 kW. Em condições ideais, o BYD Seal U precisa de menos de meia hora para repor a capacidade da bateria dos 30 aos 80%.
Apresentado em Portugal, o evento internacional aconteceu na zona de Cascais, o BYD Seal U mostrou-se perfeitamente adaptado à realidade das estradas nacionais. A suspensão suave e a direção ligeira reforçam a ideia de conforto associada ao novo SUV da BYD.
Conforto acima de tudo
O ajuste elétrico dos bancos ajuda a encontrar uma boa posição de condução, com visibilidade desimpedida em todas as direções. Como o tempo do arranque até aos 100 km/h deixa patente (9,3 ou 9,6 segundos), o BYD Seal U não tem aspirações desportivas.
Pelo contrário. O acelerador parece responder ao retardador. Seja no arranque ou no início de uma ultrapassagem, a resposta ao esmagar do pedal direito chega cerca de um segundo depois da ação. Sem pressas e com a eletrónica a controlar o eventual patinar das rodas.
Como é comum aos quatro modos condução (Normal, Sport, Eco e Neve) consideramos feitio e não defeito. Afinal, a maioria dos condutores de SUV não se vê envolvida em provas de arranque.
Apesar de já ser conhecida a data estimada para a chegada das primeiras unidades do BYD Seal U ao mercado nacional, entre o final de maio e o início de junho, ainda não há informações sobre o preço.