A BYD vai reforçar a sua oferta com dois novos modelos para o segmento D, uma berlina e um SUV, sendo que os preços para Portugal do Seal já são conhecidos, assim como a chegada das primeiras unidades ao nosso mercado.
A BYD já é um dos maiores fabricantes chineses de automóveis e tem a ambição de replicar o sucesso alcançado no mercado doméstico em todo o mundo. A marca lançou uma ofensiva de produto na Europa e aproveitou o Salão de Mobilidade de Munique para apresentar toda a gama em comercialização no Velho Continente, assim como dois novos modelos que vêm reforçar a sua oferta: Seal e Seal-U.
Ambos foram desenvolvidos a partir da plataforma e-Plataform 3.0, já conhecida do BYD Atto 3 e do Dolphin, mas são os primeiros a utilizar a tecnologia Cell-to-Body. Isto significa que a bateria está incorporada na própria estrutura do veículo, tipo sanduíche, incorporando a cobertura superior da bateria, a BYD Blade Battery e o piso. Além disso, a arquitetura CTB utiliza uma estrutura de painéis de alumínio tipo favo de mel de elevada resistência, aumentando ainda mais a segurança do veículo.
O primeiro modelo a chegar ao mercado será o Seal, estando previstas as primeiras entregas no início do quarto trimestre. Esta nova proposta da BYD consiste numa berlina desportiva do segmento D que se destina a combater o Tesla Model 3. É o segundo modelo da série BYD Ocean a utilizar a linguagem de design "Ocean Aesthetics" da marca, combinando uma aparência elegante e desportiva com um elevado nível de conforto e funcionalidade para cinco ocupantes.
Berlina de quatro portas
Em termos de dimensões exteriores, o Seal apresenta um comprimento de 4,8 metros, uma largura de 1,88 metros e uma altura de 1,46 metros, sendo a distância entre-eixos de 2,92 metros. Este modelo será proposto em dois níveis de equipamento, que correspondem a duas opções de tração, ambas com capacidade de bateria de 82,5 kWh.
No nível de equipamento Design, o BYD Seal tem tração traseira e está equipado com um motor elétrico com 230 kW (313 cv) de potência que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos. A autonomia anunciada em ciclo WLTP é de 570 quilómetros.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BYA-Seal-galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BYA-Seal-galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BYA-Seal-galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BYA-Seal-galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BYA-Seal-galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BYA-Seal-galeria_006.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BYA-Seal-galeria_007.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BYA-Seal-galeria_008.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BYD-SEAL_001.jpg]Já o nível de equipamento Excellence-AWD está associado a motores elétricos nos eixos dianteiro e traseira que desenvolvem uma potência combinada de 390 kW (570 cv). A marca anuncia para esta variante uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos e uma autonomia de 520 quilómetros.
Para recuperar a capacidade da bateria, o Seal vem equipado, de série, com um carregador trifásico incorporado de 11 kW para carregamento em corrente alterna e pode ser carregado rapidamente num posto de carregamento ultrarrápido em corrente contínua com 150 kW. Com esta potência, a bateria pode ser carregada de 30% a 80% em apenas 26 minutos.
Em função do tipo de utilização estarão disponíveis quatro modos de conduçâo: ECO, que dá prioridade à eficiência energética e aumenta a autonomia de condução; Normal, que proporciona uma experiência de condução equilibrada para uma utilização quotidiana; Desportivo, que dá ênfase ao desempenho através de uma aceleração agressiva e de um comportamento mais apurado; Snow, concebido para melhorar a tração e a estabilidade em superfícies escorregadias como a neve ou o gelo.
Tecnologicamente avançado
O habitáculo do Seal está preparado para acomodar confortavelmente cinco pessoas. A distância entre eixos de 2920 mm proporciona aos ocupantes um espaço para as pernas semelhante ao de uma berlina executiva. Entretanto, devido à arquitetura CTB e ao acondicionamento compacto das baterias, os ocupantes dispõem de bastante espaço para a cabeça, apesar do perfil baixo do carro.
A bagageira oferece uma capacidade de 400 litros, a que se junta uma outra adicional de 53 litros sob o capot. A BYD acrescenta que o Seal dispõe de mais 20 espaços flexíveis de arrumação para pequenos objetos, no seu interior. Na parte da frente do painel de bordo, existe um ponto de carregamento sem fios para dois telemóveis. Para além da caixa sob o apoio de braços central de série, existe um espaço de arrumação funcional semiaberto sob o painel de bordo.
A consola central possui um ecrã rotativo de 15,6'', equipado com a função de controlo de voz inteligente, que pode ser ativada com o comando de voz "Hey BYD", e integração de smartphones através do Android Auto ou Apple CarPlay. Também possui um painel LCD de instrumentação completa de 10,25'', enquanto que coluna de 12 altifalantes Dynaudio Performance Audio System proporciona um som de qualidade superior.
Em termos de preços, o Seal Design estará disponível a partir de 46.990 euros e o Excellence a partir de 47.990 euros.
SUV-D Seal U
A gama Seal vai contar igualmente com um SUV elétrico de segmento D, cujo design frontal é caraterizado pela forma de X, enquanto as proporções equilibradas conferem ao veículo um forte sentido de estilo e uma presença única.
As dimensões exteriores do Seal U são ligeiramente diferentes do Seal, com um comprimento de 4,79 metros, uma largura de 1,89 metros, uma altura de 1,67 metros e uma distância entre-eixos de 2,77 metros.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BYA-Seal-U-galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BYA-Seal-U-galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BYA-Seal-U-galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BYA-Seal-U-galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BYA-Seal-U-galeria_006.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BYA-Seal-U-galeria_005.jpg]O design interior é moderno e combina funcionalidade e elegância, com superfícies de toque suave e estofos de qualidade. A consola central "Coração do Oceano", o cockpit de alta tecnologia, com um ecrã tátil LCD rotativo de 15,6" para experiências conectadas, complementado por luxuosos bancos acolchoados em diamante que oferecem um elevado requinte e conforto.
O Seal U também recebe a bateria BYD Blade Battery, com capacidade de 71,8 kWh ou 87,0 kWh, que alimenta um motor elétrico de 160 kW (218 cv). A autonomia anuncia é de até 500 km em ciclo combinado WLTP. O lançamento no mercado está previsto para 2024.