Apontada igualmente à Europa, a BYD acaba de desvendar, para já, apenas para a China, a mais recente atualização da sua berlina 100% elétrica Seal, com maior eficiência energética e nova tecnologia de assistência à condução.
A BYD começou por retirar a arquitectura elétrica de 400V, dotando o Seal de um novo sistema de 800V, capaz de melhorar a eficiência de carregamento das baterias. Aliás e segundo o fabricante automóvel chinês, esta troca veio permitir reduzir o tempo de carga dos 10 aos 80%, dos anteriores 37 minutos, para os 26 minutos, quando recorrendo a um posto de carregamento rápido.
A berlina chinesa deverá manter as duas versões já conhecidas, a começar na Design, que conta com uma bateria de 61,44 kWh de capacidade, conjugada com um único motor no eixo traseiro, mas a debitar, ainda assim, 312 cv de potência.
No topo da gama, o Excellence, equipado com uma bateria com 80,64 kWh e que, com dois motores (um em cada eixo), beneficia não somente de uma potência combinada de 530 cv, como de tracção integral permanente.
Embora, para já, sem valores homologados para a Europa, o novo Seal apresenta-se, na China e segundo a norma CLC chinesa, com uma diminuição de 9% na autonomia anunciada, ou seja, "apenas" 650 km, contra os 700 km da versão atualmente em comercialização.
LEIA TAMBÉM
Preços e campanha. BYD Seal U já chegou a Portugal
Esta autonomia diz respeito ao modelo equipado com bateria de 80,64 kWh, a qual apresenta, à partida, uma capacidade ligeiramente menor que a atual de 82,50 kWh.
Também fruto desta opção, assim como da aplicação de uma norma WLTP reconhecidamente mais exigente, é expectável que, na Europa, o Seal atualizado venha a anunciar uma autonomia ainda mais baixa que na China.
Novo sistema LiDAR
Também entre as novidades, um sistema LiDAR montado no teto, para aumentar os níveis de segurança activa e de assistência à condução.
A juntar a isto, um renovado software de Cruise Control adaptativo e um sistema de estacionamento automático.
Interior retocado
O habitáculo foi outro dos aspetos revistos pela marca chinesa, a começar no novo volante, estofado em couro, além dos acabamentos da consola central, que passaram a ser cinzentos, e do desaparecimento das saídas de ar próximas ao painel de instrumentos. Isto, de forma a deixar o interior mais "limpo" e organizado.
Apresentado na China, naquela que será a versão para o mercado interno, resta agora aguardar para saber quando é esta atualização do BYD Seal estará disponível em Portugal.