Preço de combate para empresas é um dos principais argumentos do BYD ETP3, o primeiro comercial elétrico da marca chinesa a ser lançado em Portugal e que já se encontra em comercialização. A autonomia é de 233 quilómetros e o volume útil de carga de 3,5 m3.
O primeiro comercial elétrico da BYD já chegou ao mercado nacional e ameaça arrasar a concorrência. O preço do ETP3 é um dos seus argumentos, estando disponível para frotas na fase de lançamento até final dezembro por 26 900 euros (valor sem IVA) ou 33 087 euros (já com IVA incluído). A partir de janeiro, o custo de aquisição passa para 34 736 euros (valor com IVA).
O BYD ETP3 insere-se no segmento dos furgões compactos, apresentando um comprimento exterior de 4,46 metros, uma largura de 1,72 metros e uma altura de 1,85 metros. O compartimento de carga oferece um volume útil de 3,5 m3 e pode transportar uma carga útil de até 780 quilos.

Pouco habitual no segmento é o acesso ao compartimento de carga por duas portas laterais deslizantes, que são de série. Na traseira existe um portão basculante. O piso do compartimento de carga possui revestimento metálico e proteções laterais.
O BYD ETP3 vem equipado com um motor elétrico que desenvolve uma potência máxima de 100 kW (136 cv) e um binário de 180 Nm. A energia é fornecida por uma bateria LFP com capacidade de 44,9 kWh que permite percorrer até 233 quilómetros ou 275 quilómetros entre carregamentos em ciclo WLTP e urbano, respetivamente.
Bateria em forma de lâmina
A bateria do BYD ETP3 é do tipo Blade Battery, que se carateriza pelas células alongadas singulares semelhantes a lâminas dispostas em matriz, sendo depois inseridas num conjunto de baterias. A BYD reivindica que a estrutura tipo "favo de mel", isto é, em sanduíche com painéis de alta rigidez, está integrada no chassis e assegura uma maior rigidez.
LEIA TAMBÉM
BYD implementa estratégia de expansão europeia
A bateria LFP está isenta de cobalto e utiliza fosfato de ferro-lítio como material catódico, garantindo uma estabilidade térmica superior e é menos sensível às flutuações de temperatura. A bateria pode ser recuperar totalmente a carga em cerca de uma hora num ponto de carregamento rápido de 50 kW e dos 20% aos 80% demora cerca de 30 minutos. Em corrente alterna a 7,4 kW, a bateria demora 7h30m a carregar por completo.
Equipamento
O habitáculo oferece uma lotação para apenas dois ocupantes e carateriza-se pela utilização de materiais robustos. O volante multifunções e o painel de instrumentos TFT oferecem uma gama de comandos e informações de fácil acesso.A consola central com acabamento em metal escovado tem um toque elegante e ultramoderno.

O equipamento de série inclui direção assistida elétrica, travão de estacionamento elétrico, ar condicionado, rádio, câmara traseira, sensores de estacionamento traseiros, bem como faróis automáticos ativados por um sensor de luz no espelho retrovisor. Este deteta a intensidade da luz e liga ou desliga automaticamente os mínimos ou os médios.
Será de referir que o BYD ETP3 vai ser homologado como Classe 1 nas autoestradas, com identificador de Via Verde, o que permite otimizar os custos de utilização.