Hoje em dia um dos líderes mundiais na comercialização de veículos elétricos e eletrificados, a chinesa BYD promete atingir os 2000 quilómetros de autonomia, com aquela que será a próxima geração de veículos híbridos plug-in a gasolina. Cuja tecnologia de propulsão tem, de resto e desde já, apresentação agendada para o próximo Salão Automóvel de Pequim, em abril.
Segundo o fabricante, este novo sistema híbrido plug-in (PHEV) que a BYD promete estrear nos seus futuros veículos electrificados a gasolina é uma evolução do sistema Dual Mode (DM) lançado originalmente em 2008 e que, também pela forma como tem sido evoluído ao longo dos anos, continua a servir toda a gama do construtor.
Comercializado em muitos mercados, o sistema DM da BYD apresenta duas variantes: o DM -i, mais orientado para a eficiência, e o DM-p, mais focado no desempenho, recorda a britânica Autocar.
No entanto e apesar das diferenças de orientação, ambas as motorizações Dual Mode têm na base o mesmo motor de quatro cilindros 1.5 Turbo a gasolina com 111 cv, a funcionar no ciclo Atkinson, combinado com um motor elétrico síncrono de 179 cv e caixa de velocidades CVT.
A partir daqui, os clientes podem optar entre uma bateria LFP de 8,32 kWh ou de 18,32 kWh, quando na variante DM-i, e que garante um alcance de até 1150 km, segundo o ciclo chinês CLTC. E, tudo isto, com um depósito de gasolina de apenas 60 litros.
Com promessa de autonomias acima dos 2000 km
Quanto à nova geração deste sistema híbrido, que a BYD diz poder chegar já com o Model Year 2025 de muitos dos seus modelos, baseia-se, precisamente, na variante DM-i do atual sistema, com desenvolvimentos importantes em termos de motor e bateria.
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Aliás e embora, para já, não se conheçam dados importantes como a capacidade do depósito de combustível ou até mesmo a capacidade da bateria, informações postas a correr garantem que, dependendo do modelo, o novo sistema de propulsão híbrido deverá ser capaz de garantir autonomias acima dos 2.000 km.
Juntamente com a nova tecnologia PHEV, a promessa de estreia, igualmente, daquela que será a quarta geração da conhecida ePlatform, cuja versão 3.0, lançada em 2021, serve de base não apenas aos híbridos plug-in do fabricante, como também aos 100% elétricos. Muitos deles, recorde-se, já em comercialização no mercado nacional.
Reforço da oferta (também) passa pelos PHEV
De resto, vale a pena recordar que, embora a BYD seja conhecida em Portugal mais pelos seus modelos elétricos, mais de metade dos seus 3,02 milhões de carros vendidos globalmente, em 2023, foram PHEV.
Aliás, o próprio fabricante divulgou já a intenção de fortalecer ainda mais a sua posição de liderança nas vendas globais de veículos elétricos e electrificados, aumentado a oferta, não apenas no domínio dos veículos zero emissões, como também nos PHEV.