A BYD e a Nuro estabeleceram uma parceria que permitirá a produção da terceira geração do veículo elétrico autónomo de distribuição elétrico da empresa tecnológica norte-americana criada em 2016 por dois antigos engenheiros do projeto de veículo autónomo da Google.
A BYD e a Nuro anunciaram uma parceria para a produção da terceira geração do veículo de distribuição elétrico e autónomo da tecnológica norte-americana. O acordo permitirá à Nuro obter economias de escala para disponibilizar serviços mais acessíveis, amigos do ambiente e convenientes a milhões de pessoas nos Estados Unidos.
"A BYD irá alavancar a capacidade de produção da nossa fábrica de Lancaster na montagem final de componentes de hardware oriundos de fornecedores de todo o mundo para apoiar a Nuro e aumentar o emprego na comunidade", afirmou Stella Li, vice-presidente da BYD Co. LTD e presidente da BYD North America. "Juntamente iremos construir este veículo autónomo de distribuição, com o objetivo mútuo de criar um ambiente mais seguro nas ruas dos Estados Unidos", acrescentou.
O anúncio desta parceria segue-se ao financiamento de 542 milhões de euros (600 milhões de dólares) obtido pela Nuro para a produção da sua terceira geração de veículos de distribuição autónoma. A combinação da avançada tecnologia de amos os parceiros permitirá aumentar a capacidade de carga e introduzir novas tecnologias de segurança.
Componentes modulares
Com o dobro da capacidade relativamente ao atual modelo R2 da Nuro, a nova geração também contará com componentes modulares para permitir a disponibilização de compartimentos sob temperatura controlada para manter a mercadoria quente ou fria.
LEIA TAMBÉM
BYD e Hino estabelecem parceria para comerciais elétricos
Em termos de segurança, o novo Nuro R3 vai estar equipado com um airbag externo para melhorar a segurança dos peões no exterior do veículo, assim como um conjunto multimodal de sensores, onde se incluem câmaras, radares, lidar e câmaras térmicas para criar uma redundante visão panorâmica de 360º.
Processos repartidos
A Nuru foi criada em 2016 por dois antigos engenheiros da equipa de desenvolvimento veículo autónomo da Google, Jiajun Zhu e Dave Ferguson. Especializada na conceção de veículos sem condutor para o transporte de mercadorias e não de passageiros, a Nuro lançou, desde então, duas gerações de veículos autónomos e introduziu um serviço de entregas em associação com líderes da indústria como a Domino, 7-Eleven e a FedEx.
"A BYD é uma das maiores redes OEM de veículos elétricos do mundo e, por isso, estamos entusiasmados com esta parceria que nos ajudará a dar mais um passo em direção a operações comerciais de escala", comentou Jiajun Zhu, co-fundador e CEO da Nuro.
"Estamos ansiosos por transformar na nossa fábrica os componentes de hardware dos fornecedores globais da BYD para viaturas elétricas em inovadores veículos autónomos, capazes de operar nas vias públicas. Graças a esta parceria com a BYD planeamos produzir veículos autónomos em grande escala para se conseguir melhorar a segurança, a qualidade do ar e o acesso aos bens", acrescentou o CEO da Nuro.
Nesta parceria, a BYD será responsável pelo fabrico dos veículos e primeiros testes, além de fornecer hardware como baterias, motores elétricos, unidades de controlo eletrónico e ecrãs para a interação homem-máquina. A Nuro vai integrar tecnologias como de condução autónoma, módulos de comando e sensores.
A BYD irá assegurar a montagem final do plataforma de hardware na sua fábrica de Lancaster, nos Estados Unidos, utilizando componentes de fornecedores globais. A Nuro irá depois concluir o processo de fabrico com a instalação e testagem dos sistemas de condução autónoma nas novas instalações da empresa no sul do Nevada.