Fabricante de elétricos. Chinesa BYD viu lucros subirem 162% em 2020

A iniciar a sua ofensiva na Europa, a chinesa BYD anunciou uma subida de 162% nos lucros, em 2020. Mas não fruto da venda de elétricos.

Numa altura em que inicia a sua ofensiva nos mercados europeus, o fabricante chinês de veículos elétricos BYD anunciou uma impressionante subida nos lucros de 162%, em 2020. Embora e ao contrário do que seria de esperar, não decorrente da venda de automóveis, mas de um outro produto bem mais... procurado.

Num ano marcado pelo surgimento da pandemia de COVID-19, a BYD, um dos principais fabricantes de veículos elétricos da China, foi, também ela, obrigada a diversificar as suas operações. Sendo que, a par da produção de automóveis, a empresa passou a fabricar, igualmente.... máscaras de protecção.

Confrontada com a necessidade deste tipo de equipamentos de protecção pessoal, um pouco por todo o mundo, a BYD, que também em 2020 deu início à sua entrada nos mercados europeus, tornou-se, rapidamente e também, um fornecedor de máscaras anti-COVID-19, das quais já produz, atualmente, cerca de 50 milhões de unidades, por dia.

BYD Tang EV

De resto e graças à capacidade produtiva de máscaras de protecção, noticia a agência Reuters, o fabricante automóvel conseguiu, ainda em 2020, um lucro líquido de 548 milhões de euros, valor que representa um aumento de 208 milhões de euros, face aos resultado registados em 2019.

LEIA TAMBÉM
Lançamento na Noruega. BYD Tang já tem especificações para a Europa

Aliás e já no que aos automóveis diz respeito, também a BYD terminou o ano transacto com uma queda nas vendas. Mais concretamente, de 7,5%, para um total de 426.972 veículos.

Estes resultados foram obtidos com o mercado chinês a cair 1,9%, para os 25,3 milhões de unidades, e que fez com que, mesmo com a excelente prestação da divisão de máscaras, a BYD tenha visto a sua receita descer 22,6%, para os 19,5 mil milhões de euros. Ainda assim, um pouco mais do que os 12,2 mil milhões de euros previstos, inicialmente, pelos analistas.

BYD Song Plus

Apoiada pelo magnata norte-americano Warren Buffett, a empresa chinesa está, no entanto, confiante de que conseguirá aumentar as suas vendas de automóveis, em 2021, levando a que o lucro cresça 77,6%, só nos primeiros três meses do presente ano. Sendo que a Reuters refere ainda que a BYD tem previsto lançar um instrumento financeiro para financiamento das dívidas, no valor de 6,4 mil milhões de euros.