BYD entrega frota de autocarros elétricos na Hungria

A cidade de Pécs na Hungria recebeu uma frota de dez autocarros elétricos produzidos naquele país pela BYD, com piso baixo e 12 metros de comprimento.

A cidade de Pécs na Hungria recebeu uma frota de dez autocarros elétricos produzidos naquele país pela BYD. Com piso baixo e 12 metros de comprimento, os novos veículos permitem percorrer cerca de 300 quilómetros entre carregamentos.

A BYD forneceu dez autocarros elétricos ao operador de transportes públicos da cidade húngara de Pécs, Tüke Busz. A nova frota elétrica representa o primeiro passo da empresa em converter toda a sua operações para emissões zero e vem substituir os antiquados autocarros diesel.

Os autocarros elétricos foram produzidos na fábrica da BYD de Komárom, também na Hungria. Apesar dos constrangimentos levantados pela crise do coronavírus, o fabricante conseguiu cumprir o prazo de entrega dos dez autocarros da Tüke Busz.

A opção do operador húngaro recaiu na versão de piso baixo de 12 metros, que oferece uma autonomia de 300 quilómetros com um único carregamento.

A nova frota de autocarros elétricos da BYD irá percorrer cerca de 900 mil quilómetros por ano, o que corresponde a cerca de 10% da operação da Tüke Busz. A infraestrutura de carregamento também foi fornecida pela BYD.

Transição energética

Na cerimónia de entrega dos novos autocarros elétricos, o presidente da autarquia de Pécs, Attila Péterffy, afirmou que a nova frota constitui um passo importante no caminho para a diminuição da pegada de carbono da cidade.

"A liderança de Pécs está empenhada na continuação deste caminho e irá fazer todos os possíveis, localmente, para proteger o ambiente e o clima. Encontramos um excelente parceiro na BYD e espero que seja possível trabalharmos muitas vezes em conjunto para desenvolver o transporte público de Pécs de uma forma mais sustentável".

Por sua vez, Isbrand Ho, diretor executivo da BYD Europe, referiu que se tratou de um dia histórico para o futuro dos transportes públicos na Hungria.

LEIA TAMBÉM
BYD implementa estratégia de expansão europeia

"Os cidadãos de Pécs irão experimentar, pela primeira vez, uma nova forma de viajar, que é mais segura, silenciosa, confortável e isenta de emissões. A mobilidade elétrica também irá trazer vantagens de produtividade para a Tüke Busz, uma vez que a empresa inicia a conversão da sua frota para poder disponibilizar uma solução elétrica de transporte público e mais sustentável".

Detida pela autarquia de Pécs, a Tüke Busz está em atividade desde 1993 e possui atualmente uma rede de transportes públicos com uma extensão de 150 quilómetros e servida por 91 carreiras, operada diariamente por 123 autocarros.