BYD Han enfrentou dificuldades no teste do alce

A resposta do acelerador e uma clara tendência de subviragem estiveram na origem das dificuldades que o BYD Han enfrentou no teste do alce.

A resposta do acelerador e uma clara tendência de subviragem estiveram na origem das dificuldades que o BYD Han enfrentou no teste do alce.

A berlina elétrica Han da BYD já está em comercialização na Europa e o site espanhol Km77.com decidiu sujeitar este modelo de quatro portas ao já conhecido teste do alce.

Com 4,99 metros de comprimento, o BYD Han é uma berlina relativamente grande, com uma dimensão quase idêntica ao Mercedes-Benz EQE. A linha motriz é constituída por dois motores elétricos - um em cada eixo - que desenvolvem uma potência combinada de 380 kW, sendo alimentados por uma bateria de 85,4 kWh, que anuncia uma autonomia de 521 quilómetros em ciclo WLTP. Em Portugal está disponível a partir de 72.500 euros.

https://youtu.be/1Uj5KGVHxJs?si=Fm4T_85mwwSehhE1

O piloto conseguiu fazer a prova do slalom em 23,9 segundos, o mesmo tempo registado pelo BMW X1 xDrive30. Em termos de comparação, o Porsche Taycan GTS cumpriu o desafio em 21,5 segundos.

Comportamento subvirador

O teste realizado pelo KM77.com começou pela prova de slalom e a condução deste automóvel revelou ser desafiante. O acelerador responde tão depressa que o piloto teve dificuldades em manter um ritmo consistente para passar os cones.

LEIA TAMBÉM
IAA Mobility 2023. Chineses vieram à conquista da Europa

Em seguida veio o teste do alce. A BYD configurou o Han para o conforto de condução e não para curvar depressa nas curvas. A berlina elétrica de quatro portas apresentou uma tendência para subviragem nesta situação. Com uma velocidade de entrada de 77 km/h. o carro não conseguiu fazer a transição para a terceira passagem pelos cones e atingiu-os na segunda.

A equipa de testes teve de reduzir a velocidade para 70 km/h para que o BYD Han conseguisse fazer a prova, mas quase tocou num cone. Uma tentativa a 75 km/h também não teve sucesso.