Já está em comercialização no mercado chinês o BYD Han EV que estreia as baterias Blade Battery desenvolvidas pelo próprio fabricante que oferecem uma autonomia até 605 km. Os planos da marca prevêem a disponibilização na Europa, começando pela Noruega.
A BYD já iniciou a comercialização do Han EV no mercado chinês que já está disponível em três versões puramente elétricas e uma híbrida plug-in. O sedan médio da marca chinesa foi desenvolvido para concorrer diretamente com o Tesla Model 3.
A versão base do Han EV tem um preço de venda ao público de 27.855 euros (229.800 RMB), enquanto a variante com extensão de autonomia será proposta por aproximadamente 31.000 euros (255.800 RMB).
LEIA TAMBÉM
Han EV. Chinesa BYD lança rival do Model 3 na Europa já em junho
Já a versão de tração integral do Han EV, que oferece prestações mais elevadas, é comercializada por aproximadamente 33.879 euros (279.500 RMB). A variante híbrida plug-in, Han DM, está disponível a partir de 26.642 euros (219.800 RMB).
Tecnologicamente avançado
O BYD Han EV recebeu as mais avançadas tecnologias disponíveis atualmente para veículos elétricos, permitindo-lhe oferecer elevadas prestações em associação com um estilo agradável e atraente.
Este modelo é o primeiro da marca a ser equipado com a nova geração de baterias Blade Battery da BYD, que oferece uma maior segurança e autonomia. Neste capítulo, o fabricante chinês anuncia um raio de ação até 605 quilómetros em ciclo NEDC para a versão de maior autonomia com duas rodas motrizes.
Já a variante de maior performance com quatro rodas motrizes possibilita uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos, assumindo-se como veículo elétrico mais rápido em produção na China.
Tecnologicamente avançado, o Han dispõe de uma funcionalidade NFC que permite a abertura das portas com recurso a um smartphone, mesmo quando este não tem rede ou está com a bateria descarregada.
Sistema de assistência à condução DiPilot
Este modelo recebe ainda a mais recente versão do sistema de assistência à condução da BYD, DiPilot, que oferece um elevado conjunto de funcionalidades, destacando-se o sistema de controlo adaptativo da velocidade de cruzeiro, alerta de colisão frontal, deteção de peões, alerta de manutenção da faixa de rodagem, reconhecimento de sinais de trânsito, entre outros.
O sistema pode ser atualizado para integrar outras funções como o sistema de navegação inteligente, o sistema integrado de controlo de velocidade de cruzeiro ou o assistente de congestionamento de tráfego.
O DiPilot integra ainda o modo DiTrainer, que permite oferecer uma condução assistida, com base em fatores como o comportamento do condutor, as condições da estrada, condições meteorológicas ou mesmo a idade do condutor. O sistema DiLink 3.0 Smart Network possui atualização por controlo de voz.
O BYD Han EV também já foi apresentado na Europa, mas a marca chinesa ainda não adiantou especificações nem preços para o Velho Continente. Sabe-se, no entanto, que a Noruega é um dos primeiros países onde será comercializado.