A chinesa BYD acaba de anunciar a intenção de lançar o seu sedan 100% elétrico Han EV, na Europa, já a partir de Junho. E com preços que o fabricante acredita poderem começar entre os 45 e 55 mil euros.
O anúncio foi feito pelo próprio fabricante chinês de automóveis elétricos, que apresenta o Han EV como um rival directo do Tesla Model 3.
LEIA TAMBÉM
Chineses da BYD apresentam bateria à prova de fogo e de explosão
O BYD Han EV é, de resto, também o primeiro modelo da marca, a ostentar a nova tecnologia de baterias "Blade Battery", já apresentada como uma solução mais simples e mais eficiente, em termos de espaço. Mas, também, capaz de garantir maiores autonomias, além de com uma segurança fortemente melhorada.
Apesar do anúncio, a BYD ainda não divulgou, quer as especificações desta nova bateria, quer os dados técnicos relativos ao Han EV europeu. Não deixando de reivindicar, no entanto, uma autonomia para o modelo, acima dos 605 quilómetros; isto, tomando por base o ciclo NEDC.
Já à luz do mais actual WLTP, a marca chinesa não divulga quaisquer números, dizendo apenas que aguarda os valores oficiais obtidos com a homologação ainda a decorrer.
Uma fusão de tecnologia, performance e luxo
Ainda sobre o Han EV, a marca chinesa garante que o modelo funde "as mais avançadas tecnologias EV da indústria automóvel, com uma performance, refinamento e luxo excepcionais". O que lhe permite anunciar, por exemplo, uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em qualquer coisa como 3,9 segundos, graças também à presença de um inovador sistema de gestão do motor, em carboneto de silício.
LEIA TAMBÉM
Ainda em 2020. Chinesa BYD prepara ofensiva europeia com SUV 100% elétrico
O BYD Han EV é também o primeiro modelo elétrico chinês de produção em massa a contar com o mais recente o Sistema de Travagem Integrada e Inteligente da Bosch, o qual anuncia uma maior precisão, alcance e conforto na travagem.
A tecnologia é, aliás, um dos aspectos mais valorizados no Han EV, com o modelo chinês a integrar conectividade 5G, em apoio ao pacote de sistemas inteligentes de ajuda à condução DiPilot. O qual, assegura a BYD, exibe, inclusivamente, capacidades de aprendizagem e evolução.
Interior refinado
Já no interior do habitáculo, o Han EV destaca-se pela exibição de um enorme ecrã táctil horizontal, à imagem do que acontece nos modelos da Tesla, a par de vários outros comandos digitais.
Sobre o exterior, a BYD afirma que "mistura elementos das carroçarias tradicionais chinesas, com modernos pormenores de design europeus".
A partir de 45.000€... previsivelmente
Finalmente e embora ainda não existam especificações conhecidas, para cada um dos mercados europeus, a BYD afirma esperar que o Han EV possa vir a ser comercializado, na Europa, com preços de arranque entre os 45.000 e os 55.000 euros.