As duas rivais chinesas BYD e Geely entraram numa corrida para verem quem lança primeiro no mercado um PHEV com autonomia total de até 2000 km.
O segmento dos híbridos com bateria recarregável externamente está a ganhar importância. A prova mais evidente vem da China, as rivais BYD e Geely entraram numa corrida para verem quem lança primeiro um modelo com uma autonomia total de 2000 quilómetros.
Ambos os construtores prometeram longas autonomias, ainda que no ciclo de testes chinês CLTC, que é bastante mais generoso do que o WLTP utilizado na Europa ou o norte-americano EPA. Não obstante, aqueles números não deixam de impressionar e afastam os condutores durante bastante tempo das estações de serviço ou dos postos de carregamento.
A Geely reivindica que os 2000 quilómetros de autonomia do seu híbrido plug-in serão alcançados com recurso a tecnologia já existente e utilizada na linha cinemática do Galaxy L6.
Depósito de combustível de 192 litros!
A berlina da Geely combina um motor elétrico de quatro cilindros de 1,5 litros, ligado a uma transmissão híbrida dupla de três velocidades, motores elétricos e uma bateria de iões de lítio com capacidade de 19,1 kWh.
Aquela unidade desenvolve uma potência combinada de 363 cv e pode percorrer até 124 quilómetros em modo elétrico. Em conjunto com um depósito de combustível de 192 litros, a autonomia total pode chegar aos 1370 km em ciclo CLTC.
LEIA TAMBÉM
Parece simples! Sabe como carregar um veículo elétrico ou PHEV?
A Geely não diz como irá aumentar a autonomia, mas refere que o futuro modelo terá um consumo médio de 2,0 l/100 km, sugerindo que irá confiar mais nas suas baterias porque o Galaxy L6 atual não gasta menos de 4,5 l/100 km.
BYD lança novo sistema PHEV em 2025
A BYD, por seu lado, adianta que o seu PHEV com longa autonomia irá utilizar tecnologia existente e o novo sistema será lançado em 2025. O PHEV atual com maior autonomia, o Song Plus DM-i, combina um motor de quatro cilindros de 1,5 litros com um motor elétrico e uma caixa de velocidades de variação contínua. O modelo atual tem baterias LFP com 18,32 kWh de capacidade e um depósito de combustível de 60 litros.
O Song Plus DM-i tem uma autonomia de até 1151 km em ciclo CLTC, mas a BYD diz que a nova geração do sistema híbrido plug-in terá motores térmicos e elétricos mais eficientes, assim como baterias de maior capacidade.
A BYD acredita que a nova tecnologia irá ajudar a reforçar a sua posição como líder mundial na venda de veículos eletrificados.