BYD estica Seal U para fazer carrinha PHEV

A BYD desenvolveu uma carrinha a partir do modelo Seal-U com linha motriz híbrida plug-in, que em função da opção de bateria anuncia uma autonomia em modo elétrico de 53 km ou 83 km, segundo o ciclo chinês CLTC. O novo modelo foi revelado antes do tempo devido a uma “fuga” das autoridades chinesas.

As carrinhas ou station-wagons estão longe de serem populares na China, mas a BYD tem ambições globais e desenvolveu uma carroçaria desta tipologia baseada no Seal U, que deverá chegar à Europa pouco tempo depois da sua estreia doméstica.

Como já vem sendo habitual recentemente e contrariando os planos de marketing das marcas, o BYD Seal 06 DM-i foi exposto pelo regulador governamental chinês antes da sua estreia oficial. Trata-se de uma carrinha (station-wagon) familiar com um comprimento de 4,85 metros, uma largura de 1,89 metros, uma altura de 1,51 metros e uma linha motriz híbrida com bateria recarregável externamente.

As linhas exteriores estão em linha com as da berlina, que já se encontra em comercialização no mercado português. A secção frontal possui uma grande entrada de ar em forma de trapézio e os grupos óticos esguios que são comuns nos outros modelos da série Ocean da BYD.

A carrinha Seal 06 DM-i tem a inscrição BYD na frente e nos puxadores retráteis. Este veículo tem um linha de tejadilho ligeiramente inclinada com pilares escurecidos. As projeções dianteira e traseira têm 90 centímetros e 1,08 metros, respetivamente. Os ângulos de ataque e saída são de 13º e 14º. O peso situa-se entre os 1700 kg e 1800 kg. O Seal 06 DM-i station pode vir com jantes de 17” ou 18”.

A versão de entrada do BYD Seal 06 DM-i station-wagon recebe um bloco a gasolina aspirado de 1,5 litros com 99 cv e um motor elétrico com 161 cv. A linha motriz integra ainda uma bateria Blade LFP com capacidade de 10,8 kWh, sendo possível percorrer até 53 km em modo elétrico, segundo o mais que otimista ciclo chinês CLTC.

No segundo nível de equipamento, a linha motriz integra o mesmo bloco a gasolina, mas está associado a um motor elétrico com 215 cv e uma bateria LFP de 15,874 kWh, que permite uma autonomia em modo elétrico de até 83 km.