Os primeiros 19 autocarros elétricos de dois pisos BYD ADL Enviro400EV foram entregues ao operador britânico National Express. No outono serão fornecidas mais dez unidades.
O consórcio constituído pela ADL (Alexander Dennis Limited) e a BYD Europe entregou os 19 primeiros de autocarros elétricos de dois pisos, de um lote de 29 veículos, ao operador britânico National Express West Midlands.
Os novos BYD ADL Enviro400EV serão carregados exclusivamente por energia elétrica de origem renovável e irão utilizar um sistema estacionário de baterias para estabilizar a rede elétrica.
Os autocarros de 10,9 metros de comprimentos foram construídos de acordo com o padrão Platinium da National Express, oferecendo um maior espaço para as pernas dos 65 passageiros sentados, assim como ligações USB, Wi-Fi gratuito, entre outras comodidades.
Um avançado sistema de bomba de aquecimento assegura uma climatização eficiente do compartimento dos passageiros a partir das baterias principais sem que isso prejudique a autonomia.
Frota com emissões zero em 2030
Os primeiros 19 autocarros elétricos já entraram ao serviço em Birmingham, onde a estação de recolha Yardley Wood, que já tem 80 anos, foi equipada com carregadores para cada um dos veículos, assim como uma bateria estacionária, que tem a função de estabilizar a rede elétrica.
No outono serão introduzidos mais dez autocarros BYD ADL Enviro400EV em Conventry. O investimento recebeu um apoio de três milhões de libras (3,33 milhões de euros) por parte do gabinete do Governo britânico para veículos de baixas emissões.
"Na National Express, as emissões zero não são o futuro, mas, sim, o presente", afirma Tom Stables, diretor executivo da National Express UK. "A nossa frota de autocarros será emissões zero em 2020 e estamos muito satisfeitos por trazer estes autocarros elétricos à população de West Midlands".
O BYD ADL Enviro400EV de dois pisos foi lançado no ano passado, facilitando a eletrificação nas carreiras mais movimentadas. Até agora já foram vendidas 250 unidades. Desse total dois terços já se encontram em operação em cidades do Reino Unido.