Já disponível. BYD Dolphin à venda em Portugal com preço de combate

Depois da apresentação internacional, o elétrico BYD Dolphin chega agora a Portugal, com versões e preços, mas também campanha de lançamento.

Depois da apresentação internacional em que a TURBO também marcou presença, acaba de desembarcar, também em Portugal, a mais recente proposta elétrica da chinesa BYD, o Dolphin. Hatchback que quer fazer sombra a propostas como o Volkswagen ID.3, graças não só a uma autonomia que chega aos 427 km, mas também e principalmente, um preço de entrada de 29.990€.

Embora apontando a um segmento C em que, também entre as propostas exclusivamente elétricas, são os crossovers que dominam, o novo BYD Dolphin não deixa, ainda assim, de ostentar argumentos capazes de vir a garantir-lhe uma posição confortável, no mercado nacional. Ou, até mesmo, beliscar adversários como o MG4, o Volkswagen ID.3, e a referência Peugeot e-208, que os responsáveis nacionais da marca elegem como rivais directos.

Exibindo um aspecto exterior consensual e que não deixa de ser atraente, inclusive, numa menos vulgar pintura bicolor, o modelo chinês destaca-se, igualmente, por um habitáculo espaçoso e esteticamente agradável, bons espaços de arrumação e uma bagageira que facilmente passa dos 345 para os 1310 litros (basta rebater 60:40 as costas dos bancos traseiros), além de alguns gadjets e um composto equipamento de série que, especialmente nos dias que correm, têm sempre algum peso no momento da decisão.

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É o caso, desde logo, do generoso e invulgar ecrã central de 12,8" que um simples toque num botão faz girar sobre si mesmo, permitindo escolher entre um posicionamento horizontal e vertical, como forma de aceder a um sistema de infoentretenimento fácil de operar, além de a permitir atualizações de software via wireless, a que se junta, depois, um pequeno painel de instrumentos LCD de 5" com todas as informações imprescindíveis à condução e uma série de tecnologias de apoio à condução. Entre as quais, o Aviso de Colisão Frontal, Travagem de Emergência Autónoma, Aviso de Colisão Traseira, Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro e Travão de Tráfego Cruzado Traseiro, Prevenção de Saída da Faixa de Rodagem e Assistência de Emergência à Manutenção na Faixa de Rodagem.

Numa proposta de condução fácil e ágil, a que não faltam sequer os cada vez mais habituais modos de condução (Sport, Normal, Eco... e Neve) com respostas distintas entre si, destaque, igualmente, para a boa base que mostra ser a nova plataforma para veículos 100% elétricos da BYD, intitulada e-Platform 3.0, na qual são integradas as já famosas baterias Blade LFP, ou seja, de fosfato de ferro e lítio. E que, face às mais convencionais baterias de iões de lítio, garantem, de acordo com os testes já realizados, maior segurança, inclusive, em caso de perfuração, mas também maior durabilidade, desempenho e aproveitamento.

Quanto ao carregamento, a BYD anuncia uma potência de carregamento em corrente alternada trifásica de 11 kW e em posto rápido de 88kW, com a bateria maior, de 60,4 kWh, a conseguir, inclusivamente, recuperar dos 30 aos 80% da capacidade, em não mais que 29 minutos.

Quatro versões e autonomias até aos 427 km

Numa oferta composta por quatro versões - Active, Boost, Comfort e Design -, ainda que com as duas últimas a ficarem disponíveis apenas no primeiro trimestre de 2024, uma mesma bateria, de 44,9 kWh, para Active e Boost, e que tanto pode ser recarregada em tomadas de corrente alternada até 7 kW, como com recurso a corrente contínua de até 60 kW. Sendo que, diferente, apenas a potência anunciada pelo motor elétrico (95 cv no Active, 176 cv no Boost), mas que acaba levando, igualmente, a diferenças nas autonomias WLTP: 340 km na versão de entrada, 310 km do Boost.

Já no que diz respeito às versões de topo, uma bateria maior, de 60,4 kW, cujo carregamento pode ser feito em corrente monofásica até 11 kWh e trifásica de até 88 kW (demora apenas 29 minutos a recuperar dos 30% aos 80% da capacidade), e que surge sempre acoplada a um só motor elétrico, capaz de oferecer 204 cv de potência. Permitindo ao Dolphin acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7 segundos e atingir os 160 km/h de velocidade máxima, assim como anunciar uma autonomia WLTP de 427 km em ciclo combinado.

Preços? Começam abaixo dos 30.000 Euros...

Passando aos preços, uma gama que começa nos 29.990€, preço para a versão de entrada Active, a que se segue a versão Boost, por 30,690€. Aumento que, diga-se, a marca justifica com a adopção das jantes de 17" e, principalmente, da suspensão traseira multi-link.

Quanto às versões na parte de cima da tabela, o Comfort estará disponível com um preço de entrada de 35.690€, ao passo que o Design, já com tecto panorâmico, vidros escurecidos nas portas traseiras e carregamento de smartphone sem fios, começa nos 37.690€.

No entanto e independentemente da versão escolhida, vale a pena também recordar que a BYD Portugal tem a decorrer uma campanha de lançamento, para todos os interessados em adquirir um Dolphin, ao abrigo da qual oferece mais 2.000€, sobre o valor de retoma do usado. Algo que, no entanto, só se manterá em vigor até 30 de novembro.

O que não deixará de ser oferecido, é a garantia geral de 6 anos ou 150.000 quilómetros que a BYD propõe para todos os seus modelos, assim como os 8 anos ou 200.000 quilómetros para as baterias.