Chegada ao mercado europeu de automóveis ligeiros de passageiros há menos de um ano, a chinesa BYD prepara-se reforçar fortemente a sua oferta no Velho Continente, com a apresentação de duas novas propostas elétricas, mas também uma nova submarca de luxo e novas tecnologias.
A apresentação terá lugar no próximo Salão Internacional do Automóvel de Munique (IAA - Internationale Automobilausstellung), agendado para entre 5 e 10 de novembro de 2023.
Quanto às novidades, a BYD prevê apresentar, no salão da capital da Baviera, dois novos modelos. A começar, no sedan elétrico Seal, apontado ao segmento D, e que estreia duas tecnologias que a marca chinesa passa a disponibilizar no mercado europeu: o CTB, ou Cell-to-Body, sinónimo de integração da bateria Blade na carroçaria, como forma obter níveis superiores de resistência estrutural, e o iTAC, ou Intelligent Torque Adaption Controlo, que em português significa Controlo Inteligente de Adaptação do Binário e visa garantir uma maior estabilidade e segurança na condução.
LEIA TAMBÉM
Um recorde. Chinesa BYD já produziu cinco milhões de veículos elétricos e PHEV
Proposto com uma bateria de 82,5 kWh, a qual permite anunciar uma autonomia WLTP na ordem dos 570 km, o Seal deverá chegar aos mercados do Velho Continente já este outono, em duas versões: a Design, com 308 cv (230 kW) e tracção apenas traseira, e a Excellence, com 523 cv (390 kW) e tracção integral.
A par do Seal, o fabricante chinês deverá apresentar, ainda, o Seal U (U de Utility), um SUV para o segmento D que estará disponível, a partir do primeiro trimestre de 2024, com duas baterias Blade, de 71,8 kW (versão Comfort) e 87 kWh (Design). E que prometem autonomias de 420 e 500 km, respetivamente.
Com a chegada destes dois novos modelos aos mercados europeus, a marca chinesa passará a dispor de uma gama de cinco modelos, na qual já figuravam o BYD Han, um sedan para o segmento E; o BYD Tang, um SUV também para o segmento E; e o BYD Atto 3, um SUV para o segmento C.
Entretanto, já apresentado e com chegada prevista aos concessionários durante o presente terceiro trimestre de 2023, surge o BYD Dolphin, hatchback para o segmento C.
Recorde-se que estes modelos já se encontram à venda em Portugal.
Uma nova submarca de luxo
Entretanto e também no IAA, o fabricante chinês tem previsto fazer o lançamento europeu da sua submarca de luxo, Denza. A qual resulta de uma joint-venture entre a BYD e a alemã Mercedes-Benz.
Em Munique, a presença da Denza far-se-á notar através da exposição do D9, um veículo de passageiros 100% elétrico, com uma capacidade para sete passageiros, dispostos segundo uma invulgar configuração 2+2+3.