A construtora automóvel chinesa BYD acaba de apresentar uma nova bateria capaz de resistir aos mais violentos acidentes sem pegar fogo ou explodir.
Designada pela BYD como Blade Battery, a nova bateria, destinada a veículos elétricos, promete aumentar imenso a segurança. Está estruturada de forma diferente das habituais baterias de iões de lítio, tendo as suas células alinhadas e depois inseridas numa estrutura integrada, em vez de vários módulos.
Maior densidade energética
Desenvolvida ao longo dos últimos anos, a Blade Battery da BYD consegue também maior densidade energética devido à sua estrutura otimizada em mais de 50 por cento quando comparada com uma bateria de iões de lítio por módulos.
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Mas a maior vantagem está mesmo na segurança, com a BYD a garantir que esta bateria suporta os piores maus tratos sem se incendiar ou explodir.
Durante os testes, a Blade Battery foi perfurada, esmagada e dobrada, sem que a sua superfície tivesse passado dos 60 graus de temperatura. Nas mesmas condições, uma bateria de lítio tradicional ultrapassou os 500 graus de temperatura e ardeu violentamente.
Resistente a altas temperaturas
A bateria da BYD também foi submetida a testes de temperatura, sendo aquecida num forno até aos 300 graus, e sobrecarregada a 260 por cento, sem nunca ter ardido ou explodido.
Embora ardam todos os dias dezenas de carros a gasolina, facto que já nem justifica ser noticiado, um acidente do género com um carro elétrico continua a se visto como algo de apocalítico, aumentando o nervosismo de muitos quanto à segurança dos carros elétricos. Teme-se que estes entrem em curto circuito na lavagem automática, ou quando atingidos por um raio, ou ainda que simplesmente peguem fogo na garagem. Com esta bateria a BYD pretende por termo a todos esses receios.
He Long, vice-presidente da BYD, indica ainda que a nova bateria gera pouco calor e não emite oxigénio quando a sua estrutura é violada.
Mais de 600 km de autonomia
A maioria das marcas fabricantes de carros elétricos tem vindo a concentrar-se na luta pela crescente autonomia e na densidade energética, "colocando a segurança das baterias em segundo plano", afirmam os responsáveis pela BYD, que dizem estar em negociações com vários desses construtores para o fornecimento da nova Blade Battery.
O primeiro veículo a receber a nova bateria será precisamente o próximo modelo da BYD, o Han EV, agendado para o próximo verão. Anuncia uma autonomia de 605 quilómetros e uma aceleração de 3,9 segundos de zero a cem.