Chineses da BYD apresentam bateria à prova de fogo e de explosão

A construtora automóvel chinesa BYD acaba de apresentar uma nova bateria capaz de resistir aos mais violentos acidentes sem pegar fogo ou explodir.

A construtora automóvel chinesa BYD acaba de apresentar uma nova bateria capaz de resistir aos mais violentos acidentes sem pegar fogo ou explodir.

Designada pela BYD como Blade Battery, a nova bateria, destinada a veículos elétricos, promete aumentar imenso a segurança. Está estruturada de forma diferente das habituais baterias de iões de lítio, tendo as suas células alinhadas e depois inseridas numa estrutura integrada, em vez de vários módulos.

Maior densidade energética

Desenvolvida ao longo dos últimos anos, a Blade Battery da BYD consegue também maior densidade energética devido à sua estrutura otimizada em mais de 50 por cento quando comparada com uma bateria de iões de lítio por módulos.

LEIA TAMBÉM
O milagre da Tesla. Baterias quase novas após 235 mil quilómetros

Mas a maior vantagem está mesmo na segurança, com a BYD a garantir que esta bateria suporta os piores maus tratos sem se incendiar ou explodir.

Durante os testes, a Blade Battery foi perfurada, esmagada e dobrada, sem que a sua superfície tivesse passado dos 60 graus de temperatura. Nas mesmas condições, uma bateria de lítio tradicional ultrapassou os 500 graus de temperatura e ardeu violentamente.

Além de uma maior densidade energética, as novas baterias da BYD anunciam igualmente maior segurança
Além de uma maior densidade energética, as novas baterias da BYD anunciam igualmente maior segurança

Resistente a altas temperaturas

A bateria da BYD também foi submetida a testes de temperatura, sendo aquecida num forno até aos 300 graus, e sobrecarregada a 260 por cento, sem nunca ter ardido ou explodido.

Embora ardam todos os dias dezenas de carros a gasolina, facto que já nem justifica ser noticiado, um acidente do género com um carro elétrico continua a se visto como algo de apocalítico, aumentando o nervosismo de muitos quanto à segurança dos carros elétricos. Teme-se que estes entrem em curto circuito na lavagem automática, ou quando atingidos por um raio, ou ainda que simplesmente peguem fogo na garagem. Com esta bateria a BYD pretende por termo a todos esses receios.

O Han EV é o primeiro modelo da chinesa BYD a receber as novas baterias Blade
O Han EV é o primeiro modelo da chinesa BYD a receber as novas baterias Blade

He Long, vice-presidente da BYD, indica ainda que a nova bateria gera pouco calor e não emite oxigénio quando a sua estrutura é violada.

Mais de 600 km de autonomia

A maioria das marcas fabricantes de carros elétricos tem vindo a concentrar-se na luta pela crescente autonomia e na densidade energética, "colocando a segurança das baterias em segundo plano", afirmam os responsáveis pela BYD, que dizem estar em negociações com vários desses construtores para o fornecimento da nova Blade Battery.

O primeiro veículo a receber a nova bateria será precisamente o próximo modelo da BYD, o Han EV, agendado para o próximo verão. Anuncia uma autonomia de 605 quilómetros e uma aceleração de 3,9 segundos de zero a cem.