O BYD-Castrosua, de 12 metros, e o eBus B19, de 18,75 metros, foram os dois autocarros elétricos apresentados pela BYD em Barcelona no congresso da UITP.
A BYD e a Castrosua apresentaram o seu novo autocarro elétrico de 12 metros no congresso global de transportes públicos da UITP - União Internacional de Transportes Públicos, que decorreu em Barcelona.
O autocarro urbano elétrico de 12 metros BYD-Castrosua foi desenvolvido com base num chassis da BYD e carroçaria Nelec (New Electric Castrosua), ao abrigo de uma parceria estabelecida no outono de 2022 para o fabrico de veículos de dimensão standard para o transporte público pesado de passageiros.
A combinação da tecnologia da BYD na área da tecnologia das baterias e do chassis para autocarros elétricos com a versátil carroçaria Nelec da Castrosua permitiu a disponibilização aos operadores de transportes públicos europeus de uma solução com elevadas possibilidades de configuração no interior e de customização do exterior.

O BYD-Castrosua está equipado com uma bateria LFP (lítio fosfato ferro)com 422 kWh de capacidade que proporciona uma autonomia de até 450 quilómetros. O chassis possui um controlador seis em um que integra todo o ecossistema elétrico e eletrónico do veículo para garantir elevados níveis de fiabilidade, eficiência e segurança.
O compartimento dos passageiros está preparado para transportar até 92 pessoas e carateriza-se por oferecer um amplo espaço e um ambiente luminoso, graças à iluminação LED indireta.
Novo BYD eBus B19
A BYD aproveitou o evento da UITP para apresentar o novo autocarro articulado elétrico B19, com 18,75 metros de comprimento. Dotado igualmente com um chassis que também integra o controlador seis em um, este veículo conta com o mais recente sistema de gestão térmica desenvolvido pelo fabricante chinês para otimizar a eficiência energética.
LEIA TAMBÉM
BYD. Novo contrato na Noruega e acordo com Castrosua
O BYD eBus B19 foi equipado com uma bateria LFP com capacidade de 563 kWh, cuja autonomia foi homologada em 470 quilómetros, segundo o ciclo SORT II. Para recuperar o nível de carga é possível recorrer a um sistema de carga rápido com potência até 300 kW.
