Crossover compacto 100% elétrico posicionado no coração da gama da marca chinesa para Portugal, o BYD Atto 3 acaba de obter a classificação máxima de cinco estrelas, nos testes ambientais do Green NCAP.
Lançado na Europa em 2022, o BYD Atto 3 recebeu a pontuação máxima em categorias de testes como o Ar Puro, Eficiência Energética e Gases com Efeito de Estufa, garantindo, dessa forma, as cinco estrelas na avaliação do Green NCAP.
Nestes testes, o crossover chinês foi avaliado, pelos engenheiros do Green NCAP, em aspectos comoo baixo consumo e eficiência em testes laboratoriais a frio e a quente, tendo registado uma taxa de consumo de 18,0 kWh/100 km. Mas também no ciclo de estrada e testes em autoestrada.
Por outro lado e por se tratar de um veículo exclusivamente elétrico, as suas emissões de gases com efeito de estufa acabam tendo origem apenas nas fontes de produção de eletricidade, ou seja, entre 50 a 80 gramas de CO2/km, dependendo do consumo no ensaio. Facto que também ajudou o BYD Atto 3 a obter a pontuação final de 9,7, em 10 possíveis.
"Globalmente, o BYD ATTO3 obtém facilmente as 5 Estrelas do Green NCAP e desafia as marcas de veículos elétricos nos mercados europeus", afirma, no seu relatório de avaliação, o Green NCAP.
LEIA TAMBÉM
BYD Atto 3 recebe cinco estrelas nos testes Euro NCAP
Sobre o Green NCAP, vale a pena recordar que se trata do programa de avaliação ambiental do Euro NCAP, que procura promover o desenvolvimento de automóveis não poluentes, energeticamente eficientes, e que causem o mínimo impacto ambiental possível.
O seu objetivo passa por melhorar a qualidade do ar, minimizar a utilização de recursos no transporte de passageiros e reduzir o aquecimento global.