BYD Atto 2 mostra em Bruxelas candidato ao segmento B-SUV

A BYD escolheu o Salão Automóvel de Bruxelas, atualmente a decorrer, para mostrar aos europeus o Atto 2, o novo SUV elétrico mais acessível do fabricante chinês que, apontado ao segmento B-SUV, promete disputar terreno com best-sellers como o Peugeot e-2008 ou o Fiat 600e.

Com chegada aos mercados europeus prevista para o próximo mês de fevereiro, segundo avança a agência noticiosa Reuters, o BYD Atto 2 anuncia-se como um SUV compacto, com dimensões exteriores que, no comprimento, não ultrapassam os 4,31 m. Somando-lhe, em seguida, uma largura de 1,83 m e uma altura de 1,68 m.

Apostando num design que não esconde a marca a que pertence e do qual fazem parte vários elementos já conhecidos de outros modelos do construtor, o Atto 2 destaca-se, ainda, pela utilização da mais recente arquitetura e-Platform 3.0 do, na qual foram implementadas as já patenteadas baterias Blade, aproveitando os 2,62 m de distância entre eixos.

No interior do habitáculo, onde, segundo pudemos verificar no Salão Automóvel de Bruxelas, se anuncia uma óptima habitabilidade, o primeiro elemento a captar o olhar é, sem dúvida, o enorme ecrã central táctil de 12,8” e que, tal como no Atto 3, tanto pode ser posicionado verticalmente, como horizontalmente, através de um sistema de rotação elétrico.

Por detrás de um volante multiregulável e com vários botões no braços, um ecrã de 8,8” a cores, a servir de painel de instrumentos, enquanto, entre os bancos dianteiros, a novidade é um generoso manípulo para engrenagem do sentido da marcha, esculpido e a imitar vidro.

Com vários espaços de arrumação para os ocupantes, além de soluções funcionais como é o caso da base para carregamento de smartphones por indução na consola central, o Atto 2 oferece ainda uma óptima bagageira, cuja capacidade começa nos 400 litros.

Em termos técnicos, o SUV chinês anuncia-se numa configuração de um só motor, a debitar 176 cv e 430 Nm de binário exclusivamente para as rodas dianteiras, apoiado numa bateria de apenas 42,4 kWh, a proporcionar uma autonomia oficial de 310 km, segundo o Green NCAP.

Rival do Peugeot e-2008

Apontado ao principal segmento do mercado automóvel em Portugal, o BYD Atto 2 promete, assim, dificultar a vida a propostas já instaladas, como é o caso do Peugeot e-2008, do Opel Mokkae, do Fiat 600e ou do Kia Niro, além de outras acabadas de chegar, ou em vias de, como o Citroën e-C3 Aircross, o Ford Puma Elétrico e o Renault 4 Elétrico.

Quanto a preços, nomeadamente para o mercado nacional, continuam ainda por conhecer.