BYD Atto 2 quer concorrer com Opel Frontera

A BYD vai reforçar a sua oferta no mercado europeu com o novo SUV elétrico de segmento B, Atto 2, e vai apostar num preço competitivo para concorrer com propostas como o Opel Frontera Electric ou o Citroën ë-C3 Aircross.

A BYD prepara-se para lançar um SUV elétrico de segmento B que se destina a concorrer com os recém-apresentados Opel Frontera Electric, Citroën ë-C3 Aircross ou o sucessor do MG ZS EV. Trata-se do Atto 2, modelo apresentado na China em fevereiro de 2024 e comercializado naquele mercado como Yuan Up.

O BYD Atto 2 carateriza-se pelas dimensões compactas, destacando-se o comprimento exterior de 4,31 metros, a largura de 1,83 metros, a altura de 1,68 metros e a distância entre-eixos de 2,62 metros. Este SUV-B utiliza a mais recente arquitetura e-Platform 3.0 e a bateria plana Blade, com as células integradas na estrutura do carro.

Os primeiros detalhes técnicos do Atto 2 europeu foram incluídos no relatório do Green NCAP, que avalia o grau de eficiência energética dos veículos elétricos. Segundo aquele documento, o Atto 2 vem equipado com uma bateria com capacidade útil de 42,4 kWh que  proporciona uma autonomia oficial de até 310 quilómetros, valor ligeiramente acima dos 305 quilómetros anunciados para o Opel Frontera Electric, embora este último tenha previsto uma versão Long Range com alcance de até 400 quilómetros.

A relativamente pequena bateria permite ao Atto 2 anunciar um peso em vazio abaixo de 1,6 toneladas, enquanto que o motor elétrico que faz mover as rodas dianteiras desenvolva uma potência de 176 cv e um binário de 430 Nm, permitindo-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,9 segundos.

Design familiar

O Green NCAP refere que o BYD Atto 2 vai contar com uma nova bomba de calor que, juntamente com o calor produzido pelo motor elétrico, ajuda a manter quente o habitáculo e a bateria sob temperaturas mais baixas.

O design recebe elementos oriundos de outros modelos da BYD, designadamente os grupos óticos em LED e a barra negra com moldura cromada na frente, assim como a disposição complexa dos farolins traseiros, que se assemelham muito aos do BYD Dolphin. A linha flutuante do tecto, os frisos laterais e a carroçaria com forma quadrada fazem lembrar o anterior Citroën C5 Aircross.

O interior acomoda um grande ecrã tátil central de 12,8” que pode rodar vertical ou horizontalmente, à semelhança de outros modelos da BYD, enquanto atrás do volante se encontra uma painel de instrumentos digital de 8,8”. A consola central tem um carregador de indução, um selector dos programas de condução a imitar vidro.