BYD ATTO 2 em Portugal com espaço e conforto por 29 990€

A BYD acaba de reforçar a sua aposta no mercado nacional, com a chegada do ATTO 2, pequeno crossover elétrico que, anunciando espaço, conforto e 312 km de autonomia, quer fazer frente a rivais como o novíssimo Citroën e-C3 Aircross. Também graças a um preço de lançamento de 29 990€.

Concebido como um SUV genuinamente urbano, o novo ATTO 2 vem posicionar-se, na gama BYD, entre o citadino Dolphin e o crossover compacto Atto 3, mercê de um comprimento que não excede os 4,31 metros, 2,62 m entre eixos. Distância que, em conjunto com os 1,83 m de largura e 1,67 m de altura, acaba resultando numa espaçosa habitabilidade, num bom nível de conforto, mas também numa bagageira com 400 litros de capacidade.

A emoldurar estes atributos, uma estética robusta e em linha com aquilo que tem sido, nos últimos anos, as preferências dos consumidores nacionais por SUV pequenos e grandes, acrescida de um equipamento completo, em que a tecnologia desempenha, sem dúvida, papel importante.

Juntamente com elementos como os faróis full-LED, as jantes em liga leve de 17”, os farolins LED tipo barra de luz (com o símbolo do infinito integrado nas extremidades), a presença de soluções como um painel de instrumentos digital de 8,8” com toda a informação imprescindível, um ecrã táctil rotativo de 10,1” (12,8” na versão de topo Boost) que capta a atenção de miúdos e graúdos, um generoso tecto panorâmico com cortina elétrica, além de bancos dianteiros em pele vegan com regulação elétrica (também aquecidos, no Boost).

Tudo tecnologias, diga-se, sem quaisquer custos acrescidos e disponíveis logo a partir da versão de entrada (Active), a qual conta, ainda, com um conjunto de sistemas de segurança e ajuda à condução, como é o caso do Cruise Control Adaptativo ou dos sensores de estacionamento traseiros e câmara, mais a funcionalidade V2L - Vehicle-to-Load (possibilidade de fornecimento de energia eléctrica a equipamentos externos) e o sistema inteligente de entrada no veículo, seja com a Smart Key, seja através de um cartão (NFC).

Na versão mais equipada Boost, o acréscimo da visão panorâmica 360°, do carregador sem fios para smartphone, de um sistema de som com oito altifalantes e de sensores de estacionamento à frente.

Com 463 km de autonomia… em cidade

Passando à base técnica, o BYD ATTO 2 recorre à mais recente evolução da plataforma desenvolvida pelo fabricante chinês para todos os seus modelos elétricos, a e-Platform 3.0, acrescida, neste caso, de uma igualmente patenteada bateria Blade LFP (fosfato de ferro-lítio), com uma capacidade anunciada de 45,12 kWh. E que é aplicada, pela primeira vez num modelo BYD, segundo o processo de construção Cell-to-Body (CTB), ou seja, em que a bateria é completamente integrada no chassis, tornando-se parte deste e garantindo, assim, além de maior protecção, maior rigidez da carroçaria.

Como propulsor, um motor elétrico de 130 kW (177cv) e 290 Nm a fazer girar as rodas da frente, suficiente para garantir acelerações dos 0 aos 100 km/h em 7,9 segundos, assim como uma velocidade máxima anunciada de 160 km/h. Ao mesmo tempo que a bateria de 45,12 kWh promete assegurar autonomias WLTP em cidade de 463 km e de 312 km em trajecto combinado.

Entretanto no domínio das comparações… e da rivalidade, mais 12 km que o Citroën ë-C3 Aircross (300 km) com bateria de 44 kWh, mas também menos 65 km que o sul-coreano Hyundai Kauai (377 km de autonomia), equipado com uma bateria de 49 kWh.

Realce, igualmente, para o facto da bateria do BYD ATTO 2 admitir carregamentos em corrente contínua (DC) de até 65 kW, com os quais promete repor dos 10% aos 80% em apenas 37 minutos, e dos 30% aos 80%, em 28 minutos. Ao passo que, num carregamento dito normal (AC) de 11 kW, carregar a totalidade da bateria demorará cerca de cinco horas e meia.

A partir de 31 490€ sem campanhas

Apontado àquele que é o segmento mais importante no mercado automóvel em Portugal e que, em 2024, garantiu 45% das vendas em termos de ligeiros de passageiros (mais de 93 000 unidades transaccionadas), o ATTO 2 assume, desde já, como ambição, tornar-se uma referência entre os demais.

Entre outros argumentos, fruto de preços de entrada que começam nos 31 490€ (versão de entrada Active) e nos 32 990€ (Boost), embora, nesta fase de lançamento e apenas até março, seja possível garantir uma unidade por 29 990€. Valor que, no entanto, obriga a recorrer a condições especiais de financiamento (crédito automóvel com reserva de propriedade).

No entanto e mesmo partindo dos valores sem campanha, a certeza, segundo a BYD Portugal, de que este ATTO 2 passa a ser o SUV elétrico mais barato do mercado, não considerando o Citroën ë-C3 Aircross 40 kWh na versão You (26 490€). Até porque, frisam os responsáveis da marca chinesa, para poder equiparar-se, verdadeiramente, ao ATTO 2, o modelo francês teria de melhorar o seu equipamento de série num total de 8.610€, algo que faria disparar o seu preço de entrada para os 35 100€.