Numa altura em que o Atto 3 se assume como o modelo mais vendido da BYD na Europa, o fabricante automóvel chinês de veículos eletrificados prepara já uma segunda proposta do género, o Atto 2. E que será, também, um rival directo do Jeep Avenger, com preço abaixo dos 30 mil euros.
O Atto 2, que segundo noticia a britânica Autocar, acaba de ser desvendado, de forma não oficial, mas ainda assim naquelas que serão as suas formas finais, através das fotografias entregues juntamente com o pedido de comercialização às autoridades chinesas, começará por ser comercializado precisamente na China, mas com o nome de Yuan Up. Tudo apontando para que a chegada à Europa só aconteça já em 2025.
Sobre o modelo propriamente dito, a mesma publicação avança que tem por base a conhecida plataforma desenvolvida pela própria BYD, que nesta terceira evolução tem o nome de e-Platform 3.0, conjugada com um trem de força muito idêntico ao do BYD Dolphin. No caso do Atto 2, também ele com tracção apenas dianteira, com potências que poderão variar entre os 95 e os 176 cv.
Como bateria, a conhecida Blade Battery com uma fórmula química de fosfato de ferro e lítio, mas também capacidades que variam entre os 32 e os 45 kWh, de forma a assegurar autonomias que, de acordo com o ciclo de testes chinês CLTC, poderão ir dos 300 aos 400 quilómetros.
Embora a BYD nada tenha divulgado ainda, de forma oficial, os números entregues junto do Ministério da Indústria e da Informação Tecnológica da China revelam que o Atto 2 assumir-se-á como um pequeno crossover, com 4,310 metros de comprimento, 1,830 m de altura e 1,675 m de altura. Dimensões que, recorde-se, o tornam um pouco mais pequeno que o Atto 3, o qual também é comercializado na China com a designação Yuan Plus.
LEIA TAMBÉM
Em Portugal em 2024. BYD Seal U e Tang são cinco estrelas para o Euro NCAP
Quanto ao peso, os mesmos documentos posicionam o novo crossover chinês entre os 1430 e os 1540 kg, valores que dependerão sempre, tanto do motor, como da bateria escolhida.
Rival anunciado do Jeep Avenger… e Mini Aceman
Concebido para preencher o espaço vago entre o Dolphin e o Atto 3, na oferta da BYD, o Atto 2 chegará à Europa, durante o próximo ano, com o propósito definido de não só combater o Jeep Avenger, mas também propostas ainda a aguarda lançamento no mercado, como é o caso dos futuros Mini Aceman e Smart #5.
De resto, a Autocar aponta igualmente o novo crossover chinês ao futuro Volkswagen ID.2X, um crossover compacto que, de acordo com a publicação, chegará ao mercado em 2026, com o objectivo de ocupar o lugar que ficará vago com o desaparecimento do atual T-Cross, disponível apenas e só a combustão.