Bugatti. Novo motor V16 atmosférico vem com 1000 cv

Bugatti desenvolveu um novo motor V16 atmosférico, que tem uma cilindrada de 8,3 litros, comprimento de quase um metro e potência de 1000 cv

Com uma ajuda da Cosworth, a Bugatti desenvolveu um novo motor V16 atmosférico para substituir o icónico W16. O novo bloco tem uma cilindrada de 8,3 litros e um comprimento de quase um metro. A sua potência (só em combustão) no sucessor do Chiron é de 1000 cv, mas pode chegar aos 1800 cv em combinação com três motores elétricos.

Após 33 anos de existência, a Bugatti está descontinuar o icónico motor W16, o qual será substituído por um novo bloco V16, já no próximo mês de junho.

Na conferência "Carro do Futuro", o CEO da Bugatti-Rimac, Matt Rimac, avançou alguns detalhes sobre o sucessor do W16, revelando que não terá qualquer turbocompressor. Esta é uma abordagem radicalmente diferente à adotada anteriormente para o Chiron, Veyron e EB110, os quais estavam equipados com quatro turbos.

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O novo V16 terá um comprimento de quase um metro (99,82 centímetros), o que significa que terá quase mais 41,4 centímetros do que o W16. Este último acaba quando terminar a produção das últimas unidades do roadster Mistral e do Bolide de pista. O novo propulsor será eletrificado.

Potência combinada de 1800 cv

De acordo com a revista alemã Auto Motor und Sport, o V16 terá uma gigantesca cilindrada de 8,3 litros e foi desenvolvido pela Cosworth.

O motor atinge um regime máximo de 9000 rpm e trabalha em conjunto com três motores elétricos. A potência combinada poderá chegar aos 1800 cv. O V16 de combustão deverá debitar cerca de 1000 cv.

Após 33 anos de serviço, a produção do motor W16 da Bugatti vai acabar

Dois dos motores elétricos ficarão localizados junto ao eixo dianteiro, enquanto o terceiro estará montado no traseiro. O sistema será gerido por uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades.

Menos de cinco segundos dos 0 aos 200 km/h

O conjunto motor e caixa de velocidades terá um comprimento de quase dois metros. Os engenheiros da Bugatti também instalaram uma bateria com uma capacidade de 24,8 kWh, que permitirá percorrer até 60 km em modo elétrico.

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Segundo a Auto Motor und Sport, o substituto do Bugatti Chiron conseguirá acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de dois segundos e chegar aos 200 km/h em menos de cinco segundos. Dos 0 aos 300 km/h serão necessários menos de dez segundos. Os 400 km/h podem ser alcançados em menos de 25 segundos. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 445 km/h.

Se a informação recolhida pela Auto Motor uns Sport, o sucessor do Chiron com motor V16 terá uma produção limitada a 250 unidades, custando cada uma cerca 3,6 milhões de euros. Apesar da apresentação estar prevista para junho, as entregas aos clientes só começam no início de 2026.