Winkelmann de saída. Bugatti Rimac terá sede na Croácia e Mate Rimac como CEO

Depois do anúncio da constituição da joint-venture entre Bugatti e Rimac, a nova empresa revela o local da sede e o nome do CEO.

Depois do anúncio, em julho último, da celebração de uma joint-venture entre os dois fabricantes, eis que a agora Bugatti Rimac divulga mais informações sobre aquela que será a nova realidade, para ambas as marcas. E na qual, além da sede na Croácia, também a liderança ganha novo rosto: Mate Rimac.

Descrito, desde o início, como "um das mais excitantes e promissores projectos na área automóvel", a nova junção de forças entre a hiper-exclusiva marca francesa Bugatti e o emergente fabricante croata de hiperdesportivos 100% elétricos Rimac Automobili, começa, assim, a tomar forma. Nomeadamente, sob a égide daquele que passou a ser um só fabricante automóvel: a Bugatti Rimac.

Criado, também, com o beneplácito da alemã Porsche - que, diga-se, já tinha uma posição accionista substancial na Rimac - e, consequentemente, do grupo automóvel Volkswagen, este novo fabricante anuncia, agora, as primeiras decisões importantes, em termos de funcionamento futuro. E que passam, desde logo, pela instalação da sua sede, em Sveta Nedelja, localidade próxima da capital da Croácia, Zagreb.

Três marcas, três desportivos, um novo fabricante
Três marcas, três desportivos, um novo fabricante

A par da localização, a Bugatti Rimac revela, ainda, que os donos do novo grupo automóvel já definiram, igualmente, os rostos da liderança. Na qual, a maior novidade é, sem dúvida, o facto de não constar o até aqui CEO da Bugatti, Stephan Winkelmann.

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Segundo o comunicado agora divulgado, a nova empresa será liderada pelo fundador e presidente da Rimac, o jovem empreendedor croata Mate Rimac, em conjunto com o chairman da Porsche, Oliver Blume. Ficando as sempre importantes funções de Chief Financial Officer (CFO) nas mãos de outro quadro da Porsche, Lutz Meschke, que também fará parte do Conselho de Supervisão.

Quanto a Stephan Winkelmann, que liderou os destinos da Bugatti desde o renascimento da marca, a 1 de janeiro de 2018, transferir-se-á, em definitivo, para Sant'Agata Bolognese, Itália, onde assumirá, em exclusivo, as funções de CEO da Lamborghini.

Stephan Winkelmann
Stephan Winkelmann

De resto e ainda no âmbito deste anúncio, Christophe Piochon, até aqui director administrativo para Produção e Logística na Bugatti, torna-se o novo presidente da marca francesa, juntando-se igualmente a Mate Rimac na Bugatti Rimac, como Chief Operating Office (COO).

Novo CEO diz-se "honrado" e "animado"

Entretanto e no mesmo comunicado em que foram anunciadas as alterações, Mate Rimac afirma-se "muito honrado em liderar esta nova empresa conjunta como CEO e, sem dúvida, iniciar um novo capítulo de sucesso, revolucionário e empolgante para todos os envolvidos".

"Estou muito animado para ver o impacto que a Bugatti Rimac terá na indústria e como iremos desenvolver novos carros e tecnologias hiperesportivas inovadoras", acrescenta o croata, garantindo ser "difícil encontrar uma combinação melhor para projetos novos e emocionantes".

Porsche é o segundo maior accionista

Recorde-se que, também no âmbito deste negócio, a Porsche adquiriu 45% da estrutura accionista da nova Bugatti Rimac, passando a funcionar, igualmente, como parceiro estratégico. Embora seja a Rimac quem detém o controlo accionista do novo fabricante automóvel, graças a uma participante accionista de 55%.

Oliver Blume, CEO da Porsche e, a partir de agora, também um dos responsáveis máximos da Bugatti Rimac
Oliver Blume, CEO da Porsche e, a partir de agora, também um dos responsáveis máximos da Bugatti Rimac

Apesar deste facto, os novos donos também asseguram que as duas marcas continuarão a operar de forma independente, com a Bugatti a manter a sua produção em Molsheim, enquanto os Rimac continuarão a ser fabricados em Zagreb. Já a Bugatti Rimac, manter-se-á em Sveta Nedelja, mas apenas até a marca croata acabar de construir o seu campus.

Referir, ainda, que a nova empresa automóvel garante, igualmente e desde já, que todos os 135 funcionários da Bugatti manterão os seus postos de trabalho, e a longo prazo. Decisão que fará com que a Bugatti Rimac inicie atividade com um total de aproximadamente 435 colaboradores, 300 dos quais, baseados na Croácia.

Finalmente e quanto a novos produtos, nada transpirou até ao momento, embora Mate Rimac garanta, também e desde já, a realização de "alguns projectos verdadeiramente extraordinários", para o futuro.