A Bugatti vai juntar-se à Rimac sob "supervisão" da Porsche na nova joint-venture Bugatti-Rimac, estando previsto, a longo prazo, o desenvolvimento de novos modelos.
Após meses de rumores e especulação, a Porsche anunciou oficialmente que a Bugatti e a Rimac vão juntar forças. No âmbito da parceria, as empresas vão formar uma joint-venture no último trimestre deste ano, denominada Bugatti-Rimac, que terá sede em Zagreb, na Croácia.
Apesar do negócio ainda necessitar de ser aprovado pela autoridade da concorrência em vários países, a Rimac irá deter uma participação de 55% na joint-venture, ficando com os restantes 45% com a Porsche, que também possui uma participação de 24% na Rimac.
Numa primeira fase não deverão ocorrer muitas mudanças, pois a Bugatti irá continuar a produzir o Chiron, enquanto a Rimac irá lançar o Nevera. Todavia, está previsto o desenvolvimento conjunto de modelos da Bugatti, a longo prazo. A Porsche sublinha, em comunicado, que a Bugatti Automobiles vai continuar a existir e os seus modelos serão fabricados em Molsheim, França, com tem acontecido até agora.
A nova joint-venture terá Mate Rimac como CEO, mas a Porsche pretende desempenhar um papel importante como "parceira estratégica" e o CEO Oliver Blume vai integrar o Conselho de Supervisão da Bugatti-Rimac, juntamente com Lutz Meschke, administrador da Porsche, responsável pelas áreas de Financeira e de Tecnologias de Informação.
Rimac dividida em duas empresas
Em comunicado, Mate Rimac sublinha que a "Bugatti e a Rimac são perfeitas uma para a outra e ambas contribuirão com ativos importantes: nós assumimos um papel de relevo com pioneiros da indústria na tecnologia elétrica, enquanto a Bugatti tem mais de um século de experiência de automóveis topo de gama e portanto dispõe de uma tradição impressionante que é praticamente única na indústria automóvel. Juntos iremos reunir o nosso conhecimento, a nossa tecnologia e os nossos ativos com o objetivo de criar projetos muito especiais no futuro".
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Entretanto, a Rimac será dividida em duas empresas: Rimac Group e Rimac Technology. A primeira terá a operação mais importante, enquanto esta última será detida na totalidade pelo Rimac Group, dedicando-se ao desenvolvimento, produção e fornecimento de sistemas de bateria, linhas motrizes e outros componentes para veículos elétricos.
Por outro lado, o Hyundai Motor Group irá manter os seus 12% na Rimac. Como o Rimac Group possui uma participação de 55% na joint-venture Bugatti-Rimac, pode-se dizer que a Hyundai e a Bugatti passaram a partilhar interesses comuns.