Custa 11 milhões. Bugatti apresenta versão final do único La Voiture Noire

A Bugatti acaba de apresentar aquela que é a versão final e pronta para entrega, do hiper-exclusivo 'La Voiture Noire'.

A Bugatti acaba de apresentar aquela que é a versão final e pronta para entrega, do hiper-exclusivo 'La Voiture Noire'. Um one-off muito especial, baseado no Chiron, pelo qual o seu certamente muito feliz proprietário pagou a módica quantia de 11 milhões de euros. Antes de impostos, bem entendido...

Embora impossibilitado de arrecadar, desde já, o título de automóvel mais caro de sempre - algo que a Rolls-Royce fez questão de guardar para o seu último one-off, o Rolls-Royce Boat Tail, veículo pelo qual alguém pagou pouco mais de 23 milhões de euros -, a verdade é que este Bugatti 'La Voiture Noire' não perde nada com essa impossibilidade. Pois, se há coisa que este hiperdesportivo único causa, é impacto!

Reinterpretação do já desaparecido Type 57 SC Atlantic que foi propriedade de Jean Bugatti, 'La Voiture Noire' levou dois anos e cerca de 65 mil horas de trabalho, só da parte dos engenheiros, para ser criado. Isto, apesar de ter por base o já conhecido modelo Chiron, ainda que totalmente redesenhado em termos de carroçaria e com uma base rolante aumentada. Mantendo, depois, as emblemáticas seis ponteiras de escape que tanto impacto causavam no protótipo de desenvolvimento.

No entanto e regressando à base rolante, o Bugatti 'La Voiture Noire' viu a distância entre eixos crescer 250 milímetros face à distância exibida pelo Chiron, ao mesmo tempo que o comprimento total aumentou 450 mm.

LEIA TAMBÉM
Bugatti 'La Voiture Noire' de 16,5 milhões de euros

Quanto à carroçaria, foi, como já referimos, totalmente refeita, passando a ostentar, igualmente, várias superfícies em fibra de carbono, além de um revestimento transparente conhecido como carbono preto brilhante. Segundo a Bugatti, este acabamento especial "não gera praticamente nenhum reflexo, mas, pelo contrário, acrescente muita tensão e drama".

Depois, há também as ópticas dianteiras, compostas por mais de 25 elementos fresados individualmente em cada cluster, e que a Bugatti reconhece ter dado muito trabalho a compor, mesmo tratando-se de um projecto único como é o 'La Voiture Noire'.

De resto, também a grelha frontal é uma peça única, impressa em 3D, ao passo que, na traseira, a faixa de luz LED bem larga, apresenta uma moldura sem qualquer acrescento, elemento de ligação ou juntas - algo que é também uma estreia, num Bugatti.

Sem imagens do interior

Infelizmente, as imagens oficiais divulgadas do 'La Voiture Noire' não incluem qualquer perspectiva do interior. Ainda assim, as informações já divulgadas anunciam um estofamento em couro granulado com acabamento em Havana Brown, aplicações em alumínio polido e torneado, ao mesmo tempo que um botão em madeira de jacaranda permite ao condutor seleccionar o modo de condução.

No comunicado de apresentação, a Bugatti salienta que o 'La Voiture Noire' é muito mais do que um Chiron com uma nova roupagem, salientando o facto de, além do alongar da base rolante, ter operado, igualmente, importantes modificações no modelo. A começar pelo sistema de refrigeração que complementa o W16 e jantes, sendo que, a própria personalidade do veículo, está concebida mais na perspectiva de um Grand Tourer.

Além disso, a marca de Molsheim diz ainda que o modelo foi aperfeiçoado em túnel de vento e bancos de testes, assim como no exterior, em várias pistas, pisos e a várias velocidade. Neste caso, um pouco à imagem do que aconteceu com a versão de produção do Chiron.

Bugatti vai ter novo modelo ainda em 2021

A terminar, recordar apenas que o Grupo Volkswagen anunciou já que a Bugatti apresentará um novo modelo, ainda este ano de 2021, sendo que, alguns rumores apontam no sentido de que possa ser mais um one-off; mais precisamente, o Chiron Roadster.

Contudo, nada é ainda certo, até ao momento...