O futuro hipercarro da Bugatti terá um motor de combustão desenvolvido pela Rimac e também será híbrido. A apresentação está prevista para 2023, mas só chegará ao mercado em 2025, quando terminar o programa de entregas do Mistral e do Bolide.
Com o Mistral e o Bolide, a Bugatti vai despedir-se formalmente do motor W16 de oito litros. O propulsor com quatro turbos estará mais de 20 anos ao serviço em 2024 quando a marca de Molsheim entregar as últimas unidades do roadster e do carro de pista.
Para substituir o Chiron, a nova empresa Bugatti Rimac está a desenvolver um hipercarro totalmente novo em vez de optar pela solução mais fácil que seria simplesmente colocar um emblema EB num Nevera.
Em entrevista ao Auto Express, Mate Rimac revelou alguns pormenores sobre o futuro hipercarro. Surpreendentemente, a Rimac, que é conhecida pela sua avançada tecnologia na eletrificação, iniciou o desenvolvimento de um motor de combustão nos dois anos anteriores à fusão com a Bugatti.
O novo hipercarro será um híbrido e terá um avançado motor de combustão que deixará toda a gente impressionada quando for desvendado no próximo ano.
O empresário croata de 34 anos sublinha que o futuro modelo da Bugatti não terá qualquer ligação com os modelos existentes. "Será totalmente novo e por isso não terá qualquer peça vinda de outro carro; nada foi aproveitado do Chiron nem do Nevera. Tudo será feito de raiz".
Ideia inicial era de SUV elétrico
O plano inicial da Bugatti era substituir o hipercarro com motor W16 por um SUV semelhante ao Ferrari Purosangue, mas elétrico.
As diferenças entre o novo Bugatti e o Nevera irão muito para além da linha motriz. "O Bugatti será mais para ir à Ópera e depois fazer a Autobahn a 400 km/h", afirma Matte Rimac. "Será mais bonito, com instrumentos analógicos, um género de relojoaria. Com o Rimac, queremos que seja absolutamente louco, totalmente elétrico, fazendo drifting a 60 km/h com uma gigantesca nuvem de fumo".
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Antes de se juntar à Rimac, a Bugatti estava numa posição difícil dentro do Volkswagen Group, tendo sido mesmo equacionada a hipótese de fechar ou encontrar um novo proprietário: "A Volkswagen teve várias opções, incluindo matar a marca ou vendê-la a alguém".
Mate Rimac explica que depois de ter sido tomada a decisão de avançar com a fusão das duas empresas, ele abortou imediatamente o plano inicial de lançamento de um SUV, tendo decidido trabalhar num hipercarro híbrido. O novo modelo será revelado em 2023, mas como as entregas do Mistral e do Bolide estão programadas para 2024, o primeiro Bugatti desenvolvido pela Rimac nunca chegará às ruas antes de 2025.