Futuro hipercarro da Bugatti terá motor de combustão da Rimac

O futuro hipercarro da Bugatti terá um motor de combustão desenvolvido pela Rimac e também será híbrido. A apresentação está prevista...

O futuro hipercarro da Bugatti terá um motor de combustão desenvolvido pela Rimac e também será híbrido. A apresentação está prevista para 2023, mas só chegará ao mercado em 2025, quando terminar o programa de entregas do Mistral e do Bolide.

Com o Mistral e o Bolide, a Bugatti vai despedir-se formalmente do motor W16 de oito litros. O propulsor com quatro turbos estará mais de 20 anos ao serviço em 2024 quando a marca de Molsheim entregar as últimas unidades do roadster e do carro de pista.

Para substituir o Chiron, a nova empresa Bugatti Rimac está a desenvolver um hipercarro totalmente novo em vez de optar pela solução mais fácil que seria simplesmente colocar um emblema EB num Nevera.

O Mistral é o último Bugatti a receber o motor W16 de oito litros

Em entrevista ao Auto Express, Mate Rimac revelou alguns pormenores sobre o futuro hipercarro. Surpreendentemente, a Rimac, que é conhecida pela sua avançada tecnologia na eletrificação, iniciou o desenvolvimento de um motor de combustão nos dois anos anteriores à fusão com a Bugatti.

O novo hipercarro será um híbrido e terá um avançado motor de combustão que deixará toda a gente impressionada quando for desvendado no próximo ano.

O empresário croata de 34 anos sublinha que o futuro modelo da Bugatti não terá qualquer ligação com os modelos existentes. "Será totalmente novo e por isso não terá qualquer peça vinda de outro carro; nada foi aproveitado do Chiron nem do Nevera. Tudo será feito de raiz".

Ideia inicial era de SUV elétrico

O plano inicial da Bugatti era substituir o hipercarro com motor W16 por um SUV semelhante ao Ferrari Purosangue, mas elétrico.

As diferenças entre o novo Bugatti e o Nevera irão muito para além da linha motriz. "O Bugatti será mais para ir à Ópera e depois fazer a Autobahn a 400 km/h", afirma Matte Rimac. "Será mais bonito, com instrumentos analógicos, um género de relojoaria. Com o Rimac, queremos que seja absolutamente louco, totalmente elétrico, fazendo drifting a 60 km/h com uma gigantesca nuvem de fumo".

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Antes de se juntar à Rimac, a Bugatti estava numa posição difícil dentro do Volkswagen Group, tendo sido mesmo equacionada a hipótese de fechar ou encontrar um novo proprietário: "A Volkswagen teve várias opções, incluindo matar a marca ou vendê-la a alguém".

Mate Rimac explica que depois de ter sido tomada a decisão de avançar com a fusão das duas empresas, ele abortou imediatamente o plano inicial de lançamento de um SUV, tendo decidido trabalhar num hipercarro híbrido. O novo modelo será revelado em 2023, mas como as entregas do Mistral e do Bolide estão programadas para 2024, o primeiro Bugatti desenvolvido pela Rimac nunca chegará às ruas antes de 2025.