Revelamos-lhe algumas curiosidades do famoso emblema Macaron que orgulhosamente está presente nos automóveis da marca desportiva de luxo Bugatti. Muito mudou no mundo nos últimos 110 anos, mas o Macaron teve poucas alterações.
Desde a sua fundação em 1909 que a Bugatti se distingue pelos seus automóveis desportivos, que combinam exclusividade, luxo, design e qualidade de construção. Muito mudou no mundo nos últimos 110 anos, mas o icónico símbolo vermelho e branco da marca de automóveis criada por Ettore Bugatti pouco mudou.
Não é só um dos poucos logotipos em forma oval na indústria automóvel, com exceção da oval azul e branca da Ford, mas é também um dos mais prestigiados.
A história do Macaron, assim se chama o emblema da Bugatti, não deixa de ser bastante cativante, sobretudo numa era moderna onde o Veyron é cabeça de cartaz. Ainda hoje mantém a suas principais caraterísticas se mantêm inalteradas, sublinhando os valores da marca.
"A importância que o Bugatti Macaron ainda tem hoje para a nossa marca é evidenciada pela sua qualidade ímpar, a atenção ao detalhe e também ao peso", refere Stephan Winkelmann, presidente da Bugatti.
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"É um dos poucos componentes dos nossos veículos onde o peso não tem importância. O emblema sólido feito com 150 gramas de prata tem um design de elevada qualidade e isso é mais importante do que qualquer componente de reduzido peso. O vermelho vivo e a oval inconfundível no veículo transportaram o famoso nome Bugatti para o mundo desde o início da empresa e concentra o poder simbólico do mito da nossa marca".
Desenhado por Ettore Bugatti
O lendário fundador da Bugatti queria uma bandeira, um emblema de elevada qualidade que fizesse a diferença face às figuras no topo dos radiadores que eram habituais no início do Século XX.
Foi o próprio Ettore Bugatti que desenhou o emblema e deixou instruções específicas acerca do tamanho, ângulo e graus. A dimensão teve alterações ao longo dos tempos, mas o design continua a ser o mesmo que foi criado pelo fundador da Bugatti.
Além de ser claramente visível, a Bugatti diz que o fundo vermelho simboliza paixão e prestações, enquanto as letras e o acabamento a branco representam elegância e nobreza. Quanto às iniciais a preto de Ettore Bugatti no topo do emblema, isso representa excelência e coragem.
60 pontos na borda exterior
Aqui é que as coisas se tornam estranhas. A Bugatti não tem um motivo preciso para as as 60 pérolas, mas a "lenda" diz que é uma homenagem à "Art Noveau", que era popular no final do Século XIX e no início do Século XX.
Além disso também é descrita como uma interpretação do estabelecimento de ligações permanentes nas partes mecânicas, significando fiabilidade e durabilidade.
A Bugatti diz que leva sempre em consideração o peso nos seus hipercarros, mas com uma tara de duas toneladas, o Chiron está longe de ser leve.
Contudo, a marca não faz compromissos quanto ao alívio de peso no seu emblema. Neste capítulo, a qualidade e o nível de acabamento estão em primeiro lugar. Por isso não será de esperar de ver nos tempos mais próximos uma oval Bugatti em fibra de carbono. Continuará a ser em prata .970 e a pesar 159 gramas.
Emblema adquirido a fornecedor com 242 anos
O emblema da Bugatti é adquirido a um fornecedor externo, a Poellath GmbH & Co. KG Münz- und Prägewerk. Trata-se de uma empresa fundada em Schrobenhausen, na Baviera, em 1778.
A empresa alemã é reconhecida pela sei trabalho em metálico e pelas técnicas de estampagem. Quando a Bugatti ressuscitou no início deste século, os emblemas do Veyron foram aí produzidos.
De acordo com o CEO da Poellath, o design e a qualidade do emblema da Bugatti obriga a que seja feito artesanalmente. A empresa faz mesmo as suas ferramentas para criar emblemas a partir de pedaços de prata e vários especialistas estão envolvidos no processo.
Cada emblema demora dez horas a fazer
A partir do corte inicial até ao processo de esmalte e acabamento, cada emblema demora cerca de dez horas a ser produzido e ao longo de vários dias. Por comparação, a Ford produz uma pickup F-150 na linha de montagem em cerca de 20 horas.
Para a obtenção de um grafismo correto, cada peça de prata .970 é gravada várias vezes com uma pressão de até mil toneladas. O resultado é o "lettering" da Bugatti com uma altura de 2,1 mílimetros. A gravação é utilizada em vez da moldagem porque o resultado final permite a obtenção de um produto de maior qualidade e mais perfeito.
Gravação especial com componentes inorgânicos
A tinta utilizada na pintura do emblema da Bugatti é isenta de materiais tóxicos. Em vez de chumbo são utilizados silício e óxidos. Isto provoca a fusão com a prata quando é aquecido.
O próprio processo de gravação dá ao emblema a sua curvatura convexa. Ao contrário do que se poderia pensar esta ligeira curva não é obtido no corte ou na estampagem, mas sim ao tipo de gravação utilizado que é aquecido. Isto contribui para que o emblema ganhe o efeito 3D.
Como cada emblema é feito à mão, nenhum é rigorosamente igual e isso significa que cada um é único…