Detentor do título de automóvel homologado para a estrada mais rápido do mundo, o Bugatti Chiron continua a dar origem a derivativos, o último dos quais... apenas para pista. Trata-se do Bugatti Chiron Pur Sport, o qual acaba de apresentar-se, pela primeira vez, em pista, numa acção oficial, documentada e fotografada, pelo próprio fabricante de Molsheim!
Anunciado pela própria Bugatti como "A Melhor Máquina de Condução de Sempre", o Chiron Pur Sport promete, de resto, vir a ser mais do que um mero derivativo do modelo que detém o ceptro de automóvel mais veloz do mundo. Facto que procura demonstrar, desde já e embora ainda na fase final de desenvolvimento, antes do arranque da produção e consequente entrega das primeiras unidades aos clientes.
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Ainda sobre esta versão, concebida apenas para pista, do Chiron, a Bugatti revela que o Pur Sport começou por ver o seu estonteante W16 quadriturbo, melhorado em termos de hardware. Isto, ao mesmo tempo que foram feitas algumas alterações no chassis, de forma a torná-lo mais firme, e a transmissão automática recebeu uma nova programação, com o objectivo de apresentar rácios de passagem de caixa, mais curtos.
Ainda no caso do motor de 8,0 litros, a intervenção permitiu elevar o valor máximo das rotações para as 6.900 rpm, ou seja, mais 200 rpm que no Chiron "convencional", ao mesmo tempo que a Michelin desenvolveu um novo conjunto de pneus Sport Cup 2R, a anunciarem 10% mais de grip, que os "normais".
Introduzido foi, ainda, um novo pack aerodinâmico e uma nova geometria da suspensão, sendo que o modelo sofreu ainda um emagrecimento, que lhe reduziu o peso total em 50 kg, face ao modelo de estrada.
Entretanto e para aquela que é mais uma etapa no processo de desenvolvimento e amadurecimento do Chiron Pur Sport, a Bugatti levou dois protótipos até aquele que é considerado uma das pistas mais exigentes na Europa, o Bilster Berg Drive Resort, localizado na floresta alemã de Teutoburg. E que, embora com apenas 4,2 km, soma nove curvas à direita e 10 à esquerda, 44 lombas e descidas acentuadas, além de um desnível positivo de nível de 70 metros.
Para esta acção, foram convocados um conjunto de oito engenheiros, que, em conjunto com uma equipa restrita, deverão permanecer durante três dias em Blister Berg, para colocarem o Pur Sport à prova.
Ainda antes do arranque da produção, agendada para o segundo semestre de 2020, o Pur Sport deslocar-se-á ao Nürburgring Nordschleife, para nova bateria de testes.
Recorde-se que o Bugatti Chiron Pur Sport tem uma produção prevista de apenas 60 unidades, com um preço unitário de três milhões de euros... ainda antes de impostos.