Bugatti reúne os seus quatro recordistas de velocidade

A Bugatti reuniu os seus quatro hipercarros recordistas de velocidade da série World Record Cars, desde o primeiro, o Veyron 16.4 Super Sport, até à mais recente entrada, o Mistral. Todos eles, neste caso, propriedade de um só dono.

Depois de adicionar o Mistral à sua lista de modelos detentores de recordes de velocidade, a Bugatti decidiu promover a reunião de todos os seus quatro carros detentores de recordes de velocidade em pista, que constituem a série Bugatti World Record Cars.

Os quatro carros pertencem a uma das coleções de automóveis mais especiais de sempre, a “The Singh Collection”, propriedade de um cliente oriundo do Punjab, na Índia.

Em conjunto, os carros debitam cerca de 5520 cv de potência, todos com recurso ao mesmo motor W16 de 8,0 litros com quatro turbos.

Super Sport & Grand Sport Vitesse

Foi em 2010 que a Bugatti voltou a deter o título de carro de produção mais rápido do mundo, com o Veyron 16.4 Super Sport. Pierre-Henri Raphanel foi o piloto responsável por registar o recorde de 431,07 km/h na pista de Ehra-Lessien, na Alemanha.

Ao contrário do Veyron 16.4 standard, com os seus 1001 cv de potência, o Super Sport debitava 1200 cv de potência. Foi, também, o primeiro modelo a dispor de um esquema de cores que se tornaria sinónimo da série Bugatti World Record Cars.

Três anos mais tarde, seguiu-se o Grand Sport Vitesse, que já dispunha de um monocoque em carbono reforçado, por ser descapotável e precisar de mais rigidez na carroçaria. Novamente em Ehra-Lessien, Raphanel voltou a ajudar à conquista do recorde, ao atingir os 408,84 km/h, garantindo o feito do descapotável mais rápido do mundo para o fabricante.

Chiron Super Sport & Mistral

Em 2019, a Bugatti voltou a fazer história, desta vez com o Chiron Super Sport 300+. Com Andy Wallace aos comandos de 1600 cv de potência, este Chiron tornou-se no primeiro carro de produção a quebrar a barreira das 300 milhas por hora, atingindo as 304,77 mph – o equivalente a 490,484 km/h.

  • Esgotado desde janeiro. Bugatti entregou o último Chiron Super Sport 300+

    ID: 173455 | 3258282533

Mais recentemente e a completar este quarteto fantástico, surgiu o Mistral. Num jeito de despedida ao W16, com quatro turbos e 8 litros de capacidade, Wallace levou o Mistral até aos 453,91 km/h, voltando a garantir o recorde do descapotável mais rápido do mundo para a marca.

Qual será o próximo?

Ainda que o motor W16 tenha conhecido o seu fim, a verdade é que a Bugatti continua com a mesma ambição de fixar novos recordes de velocidade.

Pelo que se sabe, o próximo modelo da Bugatti, o Tourbillon, agora a dispor de um V16, será utilizado para quebrar a marca dos 500 km/h.