Numa altura em que já trabalha no sucessor do Chiron, a Bugatti teve, ainda, tempo para "desenvolver" uma nova e muito especial edição limitada, daquele que foi um dos seus modelos mais icónicos: o Type 35 de 1924. Neste caso, tornado 100% elétrico e com não mais do que 14 cv de potência!
Criado em colaboração com a The Little Car Company, a mesma empresa que participou na concepção do Bugatti Baby II, este novo "projecto" da Bugatti é, basicamente, uma edição especial deste último, e com a qual o fabricante de Molsheim pretende assinalar o 100º aniversário do carro de 1924 que correu o Grande Prémio de Automobilismo de Lyon, França, nesse mesmo ano.
Embora não tendo sido vitorioso nessa primeira corrida, o Bugatti Type 35 acabou amealhando "mais de 2.500 vitórias e pódios, durante um período de 10 anos, tornando-se, assim, no carro de corridas de maior sucesso de todos os tempos", recorda o construtor.
LEIA TAMBÉM
Mistério desfeito! Bugatti divulga o sucessor do icónico W16
Mas e porque os sucessos só se mantêm vivos, se forem transmitidos às gerações seguintes, a Bugatti decidiu pegar na versão de topo de um projecto criado para jovens condutores, o Bugatti Baby II Pur Sang, para, a partir daí, construir o agora desvendado Baby II Type 35 Centenary Edition. Um veículo à escala de 75% do famoso carro de corridas, feito e produzido como se de um automóvel verdadeiro se tratasse!
Com uma produção limitada a não mais do que seis unidades, o mesmo número de unidades construídas do Type 35 de 1924, este novo Bugatti Baby II Type 35 Centenary Edition apresenta uma carroçaria em alumínio construída à mão e com uma pintura inspirada no modelo original, na cor Bleu de Lyon, com números num Branco específico, pintados à mão no radiador, capot e traseira.
No habitáculo, um assento em cor preto, volante com aro de madeira e um painel onde é possível ver uma placa de identificação em latão, com um número de chassi que corresponde ao de um dos carros originais.
Finalmente e a garantir a propulsão, um motor elétrico com 14 cv de potência, que, apoiado numa bateria de 2,8 kWh, consegue atingir velocidades de até 68 km/h.
No entanto e se está a pensar já na possibilidade de garantir uma destas unidades, lamentamos informar que tal não será possível. É que todas as seis unidades foram já reservadas, com o Director Geral da Bugatti International, Wiebke Stahl, a justificar-se, defendendo que, "com uma atenção meticulosa aos detalhes, estes exemplares de aniversário são personalizados individualmente, reflectindo a própria essência do pedigree histórico das corrida da marca, ao mesmo tempo que apresentam um nível incomparável de habilidade artesanal".
Basicamente, "são verdadeiras obras de arte, únicas, que incorporam o espírito do Type 35", conclui.