Bruxelas quer postos de carregamento nas estradas europeias a cada 60 km

Bruxelas quer a instalação de postos de carregamento a cada 60 quilómetros ao longo das principais estradas europeias para veículos elétricos

Bruxelas quer a instalação de postos de carregamento a cada 60 quilómetros ao longo das principais estradas europeias para veículos elétricos e a cada 100 quilómetros para viaturas a hidrogénio.  

O Comité de Transportes e Turismo do Parlamento Europeu aprovou um relatório sobre a proposta da Comissão Europeia para a instalação de infraestruturas para combustíveis alternativas. 

De acordo com o documentado aprovado pelos deputados europeus, as estações de carregamento para veículos elétricos devem ser instaladas (pelo menos) a cada 60 quilómetros ao longo das principais vias rodoviárias da União Europeia até 2026.

Eurodeputados querem o preços de carregamento simples e transparentes para os automobilistas europeus

O texto refere que o mesmo se aplica a camiões e autocarros, embora neste caso apenas nos corredores da rede transeuropeia de transportes (TEN-T). Os deputados europeus defendem igualmente que a aceleração da instação de estações de carregamento nos parques de descanso para camionistas: duas estações de carregamento a partir de 2028 em vez de uma a partir de 2031, conforme a proposta da Comissão Europeia.

Os deputados europeus admitem algumas exceções na implementação desta medida nas regiões mais periféricas, em ilhas e nas estradas com um tráfego muito reduzido.

Postos de hidrogénio a cada 100 km

Os deputados europeus também sugerem a instalação de mais postos de abastecimento de hidrogénio ao longo das principais vias da União Europeia, a cada 100 quilómetros e não a cada 150 quilómetros como propõe a Comissão Europeia. Além disso também pretendem que o prazo de implementação da medida seja mais rápido, até 2028 em vez de 2031.

Os deputados europeus defendem igualmente que os utilizadores de combustíveis alternativos não devem ter dificuldades em termos de pagamento, sublinhando que os preços devem ser por kWh ou kg. Além disso devem ser acessíveis, comparáveis e os equipamentos devem ser compatíveis com todas as marcas de veículos.

Postos de abastecimento de hidrogénio a cada 100 km a partir 2026 é a proposta do Parlamento Europeu

Os eurodeputados também querem que os dados relativos a combustíveis alternativos na União Europeia sejam compilados até 2027 para fornecer informação relativamente à disponibilidade, tempos de espera e preços das diferentes estações de carregamento. 

O relator do texto do documento do Parlamento Europeu relativo à infraestrutura de combustíveis alternativos, o alemão Ismail Ertug, afirmou que "os combustíveis alternativos sustentáveis e a implementação das respetivas infraestruturas desempenham um papel chave numa transição bem-sucedida para a descarbonização do setor dos transportes".

O relator alemão acrescenta que uma expansão mais rápida da infraestrutura de carregamento irá "facilitar a transição mais uma mobilidade mais amiga do ambiente para as pessoas e para a indústria".