Nova marca de pesados no mercado nacional, a Ford Trucks assume-se como uma escolha racional e posiciona-se como uma alternativa às insígnias premium. A principal aposta vai para a gama de longo curso F-Max, que deverá representar 80% das vendas no nosso país.
Numa viagem entre Alverca e Fátima a bordo do Ford F-Max 500, "Camião Internacional do Ano 2019", conduzido por Bruno Oliveira, diretor-geral da Ford Trucks Portugal, ficámos a conhecer a estratégia da marca que está presente no mercado nacional desde o passado mês de outubro.
Como primeiro balanço, o responsável não tem dúvidas em afirmar que a Ford Trucks está a suscitar um elevado interesse junto dos transportadores portugueses e a recetividade tem sido muito positiva.
"A Ford tem uma imagem muito forte em Portugal, não tanto nas viaturas pesadas como já aconteceu no passado, mas, sobretudo, nos automóveis e nos comerciais ligeiros", sublinha o responsável. "Os clientes têm uma enorme curiosidade relativamente a uma marca nova com um projeto ambicioso e corajoso, e estão disponíveis para apostar num novo produto".
O entrevistado considera que os transportadores também entenderam que uma marca nova também constitui uma mais valia. "Todavia, o novo 'player' só funciona se os clientes acreditarem e apostarem nele", refere, confirmando que o mercado tem vindo a corresponder e a adquirir viaturas. Nos primeiros três meses de atividade, entre outubro e dezembro de 2019, a Ford Trucks matriculou sete unidades das 20 que foram comercializadas.
Ford F-Max assume-se como escolha racional
As primeiras unidades do Ford F-Max foram encomendadas pelos clientes mesmo sem haver produto para demonstração. Segundo Bruno Oliveira, isto só possível graças a uma "equipa com uma elevada experiência no setor dos camiões, muito competente e à proximidade com os clientes".
O responsável entende que só assim se explica que um "cliente decida adquirir um bem deste valor - e que é uma ferramenta de trabalho - sem ver o produto e apenas com base na confiança".
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De acordo com o entrevistado, a estratégia da Ford Trucks passa por se posicionar como uma alternativa às marcas premium, líderes de mercado no mercado português.
"O nosso produto tem uma especificação das marcas premium, mas com um custo de aquisição inferior", afirma o responsável, adiantando que "isso não quer dizer que o nosso camião seja o mais barato do mercado porque não podemos comparar uma cabina do F-Max com uma altura de 2,20 metros com uma de 1,80 metros ou uma motorização de 500 cv com uma de 300 cv. O nosso F-Max assume-se como a escolha mais racional do segmento. Naturalmente que alguns clientes não necessitam de uma cabina de 2,20 metros, mas, para essas situações, a Ford Trucks também tem uma solução", garante.
Projetado para o conforto do motorista
Numa primeira fase, a principal aposta vai ser o F-Max, um camião de longo curso projetado para proporcionar o maior conforto ao motorista, não só na área da condução, mas, também, do repouso.
"Estamos no interior de F-Max: se não fossem as suas dimensões, diríamos que estávamos num automóvel de passageiros. O grande foco da equipa de engenheiros da Ford consistiu no desenvolvimento de um pesado que oferecesse a agradabilidade de condução de um ligeiro".
Face à concorrência direta, o Ford F-Max procura ser a melhor proposta do segmento em termos de valor, oferecendo um leque alargado de equipamentos, componentes e tecnologia.
Para chegar aos clientes foi delineada uma estratégia que passa pelo desenvolvimento de duas linhas paralelas, mas interdependentes: racionalidade, com destaque para o custo total de utilização e o custo por tonelada transportada; e emocional, orientada para o motorista, designadamente em termos de conforto, condições de trabalho e fiabilidade. "O Ford F-Max é, efetivamente, um camião 'best in class' em todas as áreas, desde a tecnologia ao conforto", refere o entrevistado.
Elevada habitabilidade
Como principais pontos fortes do Ford F-Max, Bruno Oliveira realça a habitabilidade da cabina, graças a uma altura interior de 2,60 metros, as dimensões das camas com uma profundidade de 800 mm, a segunda cama com uma fixação de 90º e os vários compartimentos de arrumação (alguns deles com soluções de abertura herdadas da indústria da aviação).
A cabina oferece um excelente nível de insonorização, filtrando com eficácia não só o ruído exterior aerodinâmico como também aquele oriundo dos componentes mecânicos (motor, caixa de velocidades, eixos e diferenciais).
O habitáculo possui um painel de instrumentos do tipo 'cockpit' que proporciona um fácil acesso a todos os sistemas de controlo. O painel de instrumentos apresenta todas as informações necessárias para melhorar o conforto durante a condução, enquanto a tecnologia 'MyView' personalizada disponibiliza todos os dados necessários no ecrã principal.
A consola central inclui um ecrã multimedia, com rádio e ligação Bluetooth, compatibilidade com o Apple CarPlay, e modo mãos-livres. O sistema de navegação, por seu lado, está adaptado para viaturas pesadas, levando em conta o peso bruto, as dimensões do veículo e a configuração de eixos.
Assistência à condução
O Ford F-Max dispõe igualmente de avançados sistemas de assistência à condução como o aviso de saída de faixa de rodagem (LDWS), cruise control adaptativo (ACC), sistema auxiliar de travagem de emergência (AEBS), assistente no arranque em subidas ou o limitador de velocidade.
Em caso de necessidade também está disponível um travão auxiliar, com uma potência total de 1000 kW, constituído por um travão-motor e um retardador hidráulico à caixa de velocidades. "Tudo isto junto contribui para que o motorista não sinta o 'peso do camião' e possa conduzir da mesma forma que um ligeiro de passageiros", defende o entrevistado.
Para apoiar a operação, o Ford F-Max conta com o sistema ConnecTruck, que permite a ligação remota ao veículo para obtenção de informações sobre a sua localização, o estado do combustível, o desempenho.
O sistema de conectividade envia alertas em caso de avaria e permite atualizações de 'software over the air'' dos diversos componentes eletrónicos, dispensando a necessidade de uma deslocação a uma oficina. "Se ocorrer uma avaria, o técnico já sabe qual é o diagnóstico e consegue fazer a reparação para que o tempo de imobilização seja o mais curto possível", explica Bruno Oliveira.
Garantia de três anos
Outro argumento competitivo do Ford F-Max consiste numa garantia de três anos, o que revela uma elevada confiança da marca no seu produto. "Este camião é o orgulho da equipa de engenharia da Ford Otosan porque foi desenvolvido internamente pela marca, com exceção da caixa de velocidades, de origem ZF", refere o entrevistado.
"Os engenheiros da Ford sabem perfeitamente aquilo que foi produzido e como o foi, assim como os testes efetuados. Não menos importante do que ter sido distinguido como "Camião Internacional do Ano 2019" foi a eleição de "Camião do Ano de 2019" na Rússia. Num país com aquelas caraterísticas e dimensões só um camião extremamente fiável consegue alcançar essa distinção," sublinha o entrevistado.
Artigo publicado originalmente na Turbo Comerciais 37 - janeiro de 2020