A Brisa lança a maior rede de pontos de carregamento elétrico nas autoestradas portuguesas, em conjunto com seis parceiras. A oferta estará presente em 40 áreas de serviço e contará com um total de 82 pontos de carregamento rápidos (50 kW) e ultra-rápidos (de 150 kW a 350 kW), incluindo oito da rede Ionity.
A partir do verão de 2021 será possível percorrer o país de norte a sul por autoestrada com um veículo elétrico, graças à nova rede de 82 pontos de carregamentos rápidos e ultrarrápidos, que está a ser implementada pela Brisa e pelos seus seis parceiros: BP, Cepsa, EDP Comercial, Galp Electric, Ionity e Repsol. O investimento global deste projeto é de aproximadamente dez milhões de euros.
"Vamos derrubar as barreiras à mobilidade elétrica nas longas distâncias, de Valença ao Algarve, com pausas de 15 minutos", afirmou António Pires de Lima, CEO da Brisa, durante a apresentação pública do projeto. O responsável acrescentou que os pagamentos dos carregamentos elétricos vão ser "feitos comodamente com a aplicação Via Verde Electric".
Esta será a maior rede privada de pontos de carregamento rápidos e ultrarrápidas das autoestradas portuguesas, contando com 40 zonas de carregamento em áreas de serviço e 82 carregadores (dois por zona).
Os automobilistas vão ter ao dispor soluções de carga rápida (50 kW) e ultrarrápida (de 150 kW a 350 kW), permitindo, neste último caso, recuperar a capacidade da bateria em cerca de 7,5 minutos. Uma das novidades será a disponibilização de pontos de carregamento ultrarrápidos de 350 kW da Ionity nas oito áreas de serviço da Cepsa, estando prevista a entrada em operação dos primeiros postos em março de 2021.
Três eixos representam 80% das áreas de serviço
A infraestrutura de carregamento rápido e ultrarrápido será instalada nos três principais eixos das autoestradas portuguesas e que representam cerca de 80% das áreas de serviço. Assim, a oferta no eixo Lisboa - Porto será de 14 áreas de serviço e 28 carregadores, no eixo Lisboa - Algarve estará disponível em 11 áreas de serviço e 22 carregadores e na ligação a Espanha pela A6 serão seis áreas de serviço e 12 pontos de carregamento.
A EDP Comercial vai ser responsável pela instalação de 34 pontos de carregamento nas áreas de serviço da BP e da Repsol: dez pontos estarão disponíveis nas estações da BP na A1 e na A2; e 24 nas estações geridas pela Repsol, na A1, A2, A4, A6 e a9.
Os pontos de carregamento vão ficar instalados junto à zona de restauração para que o condutor tenha a maior comodidade durante o período de carregamento.
LEIA TAMBÉM
Veja como é o Ionity, um projeto que uniu várias marcas
A rede não vai incluir as áreas de serviço urbanas da rede Brisa (Oeiras, na A5; Coronado-Trofa, na A3; Águas Santas, na A4), porque vão ter uma oferta diferenciada, adaptada às necessidades de tráfego urbano numa lógica mais alargada de "Mobility Hub", estando os projetos em preparação.