Bridgestone. Tecnologia Enliten aplicada no Volkswagen ID.3

A Bridgestone desenvolveu uma nova tecnologia de pneus leves nos seus Turanza Eco, especialmente projetados para o novo veículo elétrico Volkswagen ID.3.

A Bridgestone desenvolveu uma nova tecnologia de pneus leves nos seus Turanza Eco, especialmente projetados para o novo veículo elétrico Volkswagen ID.3. Trata-se da Enliten, uma tecnologia amiga do ambiente, que permite que os pneus tenham uma resistência ao rolamento super baixa e requer menos criação de materiais.

Criado para trazer os benefícios da mobilidade elétrica, o ID.3 é o primeiro veículo totalmente elétrico da Volkswagen lançado no mercado. Durante o seu desenvolvimento, a marca alemã procurou uns pneus que oferecessem um alto nível de desempenho, tanto em piso molhado como seco.

Outros parâmetros que definiu foram uma boa travagem, longa vida útil do pneu e, mais importante, super baixa resistência ao rolamento. Isso ocorre porque a resistência ao rolamento pode ter um enorme impacto no uso de combustível e, neste caso, no alcance da energia da bateria do ID.3.

banner

A Bridgestone respondeu a todos esses requisitos com um pneu Turanza, desenvolvido com tecnologia Enliten. Estabelece um novo padrão no uso reduzido de materiais e resistência ao rolamento para oferecer benefícios ambientais significativos.

Os pneus munidos com esta tecnologia demonstram uma resistência ao rolamento até 30% menor do que um pneu de verão "premium" padrão. Isso contribui, num veículo com motor de combustão, para uma redução do consumo de combustível e das emissões de CO2 e aumenta significativamente a vida útil da bateria num veículo elétrico.

A tecnologia aplicada nos pneus permite uma redução das emissões de CO2

Maior economia de bateria

Além disso, permitem uma maior economia de combustível/bateria, reduzindo até 20% do seu peso face aos pneus de verão "premium" padrão equivalentes. Isso equivale até menos 2 kg de recursos de matéria-prima necessários para produzir cada pneu, outro benefício ambiental do ponto de vista de gestão de recursos e final de vida útil.

De acordo com comunicado oficial da Bridgestone, "a sinergia entre os materiais exclusivos usados para criar a tecnologia Enliten e um novo processo de mistura melhorou o desempenho de desgaste do composto desta tecnologia, sem comprometer a aderência".

LEIA TAMBÉM
Bridgestone e Microsoft lançam sistema de monitorização de pneus

Isso, prossegue, "combinado com um design de cavidade e padrão 3D completo que maximiza o desempenho em piso molhado e o desgaste, significa que a nova tecnologia melhora a condução do veículo para ajudar a aumentar o prazer de conduzir".

Os pneus Turanza Eco estão disponíveis no ID.3 nas variantes de 18, 19 e 20 polegadas. Os de 19 e 20 polegadas estão equipados com a tecnologia B-Seal da Bridgestone, que assegura a retenção temporária do ar em caso de furo na área do piso, permitindo que o veículo continue em movimento.

Mudar perceção da mobilidade elétrica

Para Karsten Schebsdat, chefe de desenvolvimento de chassis da Volkswagen, "a redução significativa da resistência ao rolamento permitida pela tecnologia Enliten tem um enorme impacto na conservação da bateria do ID.3. É uma tecnologia inovadora, com certeza, que pode ajudar e muito a mudar as perceções sobre a viabilidade da mobilidade elétrica".

A tecnologia aplicada vem contribuir para o futuro da mobilidade

Por seu turno, Mark Tejedor, vice-presidente de equipamentos originais da Bridgestone EMIA, referiu estarem "muito orgulhosos por ter ajudado a trazer o desempenho e os benefícios ambientais da tecnologia Enliten para as estradas pela primeira vez no novo ID.3 totalmente elétrico da Volkswagen".

Como empresa, prossegue, "estamos comprometidos em fornecer soluções personalizáveis para fabricantes de equipamentos originais, que são os nossos principais parceiros para contribuir para o futuro da mobilidade e trabalhar com eles para criar um novo valor para a sociedade".