Aderência dos pneus em piso molhado: Bridgestone revela os segredos

No regresso dos meses mais frios e chuvosos, a Bridgestone veio dar resposta às principais perguntas sobre pneus em piso molhado.

No regresso da chuva, a especialista em pneus esclarece as questões principais sobre a aderência dos pneus em molhado

Único ponto de contacto do automóvel com a estrada, os pneus desempenham um papel essencial na segurança rodoviária. E agora, com o regresso da chuva, esse papel torna-se ainda mais relevante, já que a aderência dos pneus em molhado é essencial para manter o automóvel sob controlo neste cenário de condução mais desafiante. E, para ajudar condutores e revendedores a reconhecer as características-chave dos pneus para molhado, a Bridgestone veio agora responder às questões essenciais neste campo.

As questões mais importantes sobre pneus em piso molhado

- Características-Chave de pneus para piso molhado: Um composto de alta aderência, elevada capacidade de drenagem/escoamento da água e uma elevada rigidez são características essenciais de pneus para molhado

- Desenho da banda de rodagem é extremamente relevante
: Este é elemento fulcral na capacidade do pneu drenar a água no piso. Quanto maior for a quantidade de borracha em contacto com o asfalto, mais se pode tirar partido da aderência da borracha e da rigidez dos frisos do pneu. A Bridgestone afirma que "o segredo está no equilíbrio entre o volume dos frisos, que permitem escoar a água, e a borracha em contacto com o asfalto, para ter uma superfície de contacto otimizada".

- O composto tem influência na aderência dos pneus em molhado
: Este é elemento-chave pela combinação entre aderência e histerese (manutenção das capacidades ao deslizar sobre a superfície da estrada).

- A largura do pneu tem uma importância fulcral
: À partida, quanto maior for a largura do pneu maior será também a quantidade de borracha em contacto com o asfalto. E, por isso, a aderência do automóvel sairá reforçada

A altura não tem impacto: Segundo a Bridgestone, este elemento tem impacto menor que a largura no comportamento em chuva
Como garantir um bom comportamento em seco e molhado: Segundo a especialista em pneumáticos, para garantir um comportamento homogéneo e de classe superior em todas as condições é essencial considerar todos os aspetos do pneu. As borrachas, o desenho e a carcaça, por exemplo, são essenciais para um bom desempenho do pneu.

Um pneu com mais aderência não significa sempre maior desgaste: Ao nível dos compostos, explica a Bridgestone, as prestações e maior aderência em molhado não afetam diretamente a vida útil do pneu. No entanto, reconhece que ao investir em compostos com menor resistência de rolamento tem um impacto positivo na vida útil do pneu. Algo que, no entanto, não deve ser nunca feita comprometendo a capacidade de aderência do pneu ao asfalto.

Para concluir, a Bridgestone recordou também que conta com gamas de pneus especialmente adaptadas para a condução nas épocas de chuva. E, para quem procura soluções com maior aderência dos pneus em molhado, são destacados pneus como os Bridgestone Weather Control A005 EVO, Turanza T005 e Potenza Sport, todos eles com etiqueta A de eficiência energética.