Fabricante de pneumáticos, a Bridgestone decidiu juntar forças com ao construtor de automóveis elétricos Lightyear, com um objectivo definido: apresentar o primeiro carro elétrico (EV) solar de longo alcance do mundo. Já para 2021.
Tomando como objecto de trabalho o Lightyear One, veículo elétrico apresentado pela empresa holandesa, ainda enquanto protótipo, no Verão de 2019, mas cuja comercialização deverá iniciar-se ainda este ano, a Bridgestone juntou-se ao projecto com o propósito de desenvolver pneus específicos para aquele que promete ser o primeiro veículo solar elétrico solar de longo alcance do mundo.
Segundo os seus criadores, o Lightyear One anuncia um alcance de 725 km, ao mesmo tempo que se anuncia três vezes mais eficiente, em termos energéticos, do que os veículos elétricos alternativos, atualmente no mercado.
O veículo, recordam as duas empresas em comunicado, é carregado diretamente pelo sol, através de um grande telhado solar, minimizando, assim, as emissões de CO2 e as necessidades de carga. Maximizando, ao mesmo tempo, a eficiência.
Na base desta ambição, surge o melhor coeficiente aerodinâmico de qualquer automóvel de produção até à data, através de ganhos substanciais em muitas áreas diferentes da concepção de veículos. A começar pelos pneus, que a Lightyear pretendeu que oferecessem uma resistência ao rolamento muito baixa e redução de peso, de modo a preservar a vida útil da bateria, maximizar o alcance do veículo e reduzir o impacto ambiental.
LEIA TAMBÉM
Carro Solar com 725km de autonomia revelado
Procurando responder a estas exigências, a Bridgestone desenvolveu pneus Turanza Eco para o Lightyear One, conjugando duas das suas tecnologias de baixo peso ENLITEN e ologic. As quais, não só reduzem o peso, como cortam a resistência ao rolamento, através de uma banda de rodagem inovadora, diâmetros maiores, altas pressões de inflação e desenho fino.
Face aos pneus alternativos específicos Bridgestone EV, estes novos pneumáticos conseguem uma redução no consumo de energia, equivalente a menos 90 kg, garante a Bridgestone. E sem qualquer compromisso na quilometragem de desgaste e aderência, acrescenta.
Recorde-se que a Lightyear tem previsto entregar as primeiras unidades da versão de produção do One, lá mais para o final deste ano, estando igualmente prevista a produção de uma série exclusiva de 946 automóveis, para 2022.