A alemã Bosch desenvolveu, através de um dos seus novos departamentos, um novo sistema de alerta para veículos que se encontrem em contramão. O qual, acrescenta a tecnológica germânica, deverá ficar disponível, ainda durante o primeiro trimestre de 2021, nos veículos do construtor checo Skoda.
Recorrendo a uma nova aplicação disponível no sistema de infoentretenimento dos veículos, a solução desenvolvida pela alemã Bosch pretende avisar, tanto o condutor que se encontra na direção errada, como todos os utilizadores da estrada, sob risco de perigo iminente. Isto, com o alerta ao condutor do veículo, a ser feito, sob a forma de uma mensagem expressa directamente no ecrã digital do veículo.
Sobre o funcionamento, propriamente dito, da tecnologia, a Bosch revela que esta é ativada, a partir do momento em que o veículo, equipado com o sistema na sua unidade principal, se aproxima de uma entrada ou saída de uma autoestrada.
A partir desse mesmo momento, o sistema envia automaticamente a posição GPS do veículo, forma anónima, para a cloud da Bosch, a qual, por sua vez, compara, no back-end, a direção atual da viatura, com a direção de viagem permitida.
No caso destas duas informações entrarem em conflito, o sistema alertará o condutor que está no caminho errado, piscando um aviso de alerta no visor.
Principal característica distintiva desta solução, é, segundo a Bosch, o facto do aviso ocorrer em apenas alguns segundos.
LEIA TAMBÉM
Bosch acredita na célula de combustível para o longo curso
Entretanto, tanto a Bosch, como a Skoda, estão já trabalhar no sentido de fazer com que a aplicação consiga avisar, também e de forma imediata, todos os utilizadores dessa mesma estrada, alertando-os para o facto de estarem potencialmente em risco, com um veículo em contramão. Recurso que, acrescenta a Bosch, deve estar disponível ainda este ano
"O nosso objetivo é colocar o sistema de alerta ao condutor em contramão no máximo de automóveis – uma visão que está em linha com a nossa filosofia de "Tecnologia para a vida"", afirma o presidente da nova divisão de Cross-Domain Computing Solutions da Bosch, Mathias Pillin. Defendendo que, "cada morte, cada ferido, provocado por condutores que se encontram na faixa errada, já é demais para nós".
Ainda segundo o mesmo comunicado, a Skoda, para já o único construtor que até ao momento adquiriu a tecnologia, pretende disponibilizá-la nos seus carros, já a partir do primeiro trimestre de 2021.
"Aumentar a segurança na estrada é um objetivo importante para a Skoda. A nossa app Traffication com aviso ao condutor em contramão é apenas mais um passo nessa direção", afirma o gestor de produto da aplicação Traffication da Skoda, Michal Vondra.
Entretanto e porque, conforme também refere a Bosch, "quanto mais veículos estiverem conectados à app da Bosch de alerta ao condutor em contramão, mais estreita será a rede de segurança invisível", o fabricante alemão está já em negociações com outros construtores automóveis, de forma a torná-lo um recurso presente em cada vez mais veículos.