A Bosch lançou a sexta geração de sensores de estacionamento ultrassónicos que conseguem detetar objetos a menor distância e são mais precisos, podendo, mesmo, iniciar uma travagem automática.
A Bosch apresentou a sexta geração dos sensores de estacionamento por ultra-sons que conseguem detetar a presença de objetos entre três e seis centímetros, com alcance mínimo de deteção de 15 centímetros e máximo até 5,5 metros.
Denominados USS 6, os novos sensores caraterizam-se igualmente pelo peso reduzido, que não vai além de 14 gramas, assim como a sua facilidade de instalação, podendo abranger diversas marcas do mercado.
Os sensores ultassónicos, recorde-se, detetam com elevada precisão as distâncias aos obstáculos e controlam o espaço ao estacionar e manobrar. Cada sensor envia impulsos curtos em frequência ultrassónica variável, entre a faixa de 43 kHz e 60 kHz, que são refletidos por obstáculos. As informações medidas pelos sensores são avaliadas por uma unidade de controlo central, responsável pela gestão do sistema.
LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz e Bosch estreiam estacionamento sem condutor
A Bosch adianta que os novos sensores ultrassónicos estão preparados para reagir rapidamente ao aparecimento repentino de qualquer obstáculo durante as manobras, como por exemplo um peão, dando o aviso à central que poderá inclusive, dependendo do sistema de estacionamento equipado, iniciar uma travagem automática de emergência para evitar possíveis atropelamentos.
Com esta sexta geração, os sistemas de estacionamento podem manobrar em lugares de estacionamento muito pequenos (tamanho do veículo + 60 cm) e são capazes de identificar objetos pouco refletivos, mesmo em situações de visibilidade reduzida, como é o caso da presença de sujidade ou gelo.