A Bosch assinou o contrato de aquisição da Atlatec, empresa de mapas digitais, estando confiante que esta aposta vai impulsionar o trabalho de engenharia em soluções do SAE Nível 4 de condução autónoma
Focada em continuar a expandir o seu know-how no campo da condução autónoma, a Bosch assinou um contrato de aquisição com a Atlatec GmbH, um dos fornecedores alemães de mapas digitais de alta resolução para assistência ao condutor e condução autónoma. E a Bosch anunciou também em que área será integrada esta adição. Com sede em Karlsruhe, na Alemanha, a Atlatec vai inserir-se na divisão Bosch Cross-Domain Computing Solutions como empresa operada de forma independente.
Dr. Mathias Pillin, presidente da divisão Cross-Domain Computing Solutions, destaca que a aquisição da empresa alemã "torna a Bosch a única empresa que pode oferecer aos seus clientes todos os componentes necessários para a condução autónoma – desde atuadores e sensores até software e mapas – a partir de uma única fonte." Do outro lado do acordo, Dr. Henning Lategahn, CEO da Atlatec GmbH, afirma que esta aquisição planeada justifica-se porque reconhecem na Bosch, "o parceiro certo" à medida que pretendem dar o próximo passo para expandir a experiência em mapeamento digital. A Atlatec é destacada como um dos fornecedores mais inovadores do mundo de mapas 3D de alta resolução para funções de condução autónoma SAE Nível 3 a 4.
A Bosch assinala que os mapas digitais de alta resolução são indispensáveis enquanto sensor adicional para uma condução autónoma segura. E, reforçando as razões para esta aquisição, explica que a Atlatec oferece todos os blocos de construção necessários para o mapeamento de uma única fonte e inclui no seu portfólio o registo e processamento de dados, a criação dos próprios mapas e o controlo de qualidade necessário.
Contributo para a análise do cenário envolvente
Além dos sensores integrados com radar, vídeo e tecnologia ultrassónica, os mapas digitais são outro sensor indispensável na condução autónoma e permitem ao condutor conhecer o cenário envolvente ao pormenor. E uma das soluções passa pela a incorporação de uma caixa de sensores própria (e software associado) desenvolvida pela Atlatec.
Existem diversas vantagens ao incorporar uma camada adicional de informações para os sistemas de condução autónoma. O que permite aumentar a segurança, com explica a Bosch. O gigante conclui que, com base nas informações do mapa, um automóvel de condução autónoma pode, por exemplo, ajustar a sua velocidade em tempo útil antes de uma curva fechada, evitando potenciais acidentes.