Numa altura em que o software surge como um problema acrescido para muitos fabricantes automóveis, a alemã Bosch anuncia uma simplificação neste domínio, através de um só chip capaz de gerir funções tão distintas como o infotainment ou os sistemas de condução autónoma.
Atualmente uma das grandes dificuldades para muitos construtores automóveis, o software aplicado aos automóveis é hoje em dia suportado por vários microprocessadores. Os quais não só mostram, por vezes, dificuldades em "comunicar" entre si, como exigem, logo à partida, mais espaço e custos na produção de um veículo.
Contudo, a alemã Bosch acaba de anunciar a intenção de apresentar, já no próximo CES 2024, em janeiro de 2024, um novo computador central, com um só chip, capaz de assumir a gestão, no automóvel, de funções habitualmente separadas entre si e com processamento independente, como é o caso do sistema de infoentretenimento e dos sistemas de apoio à condução.
Segundo noticia a Automotive News Europe, este novo chip consegue processar as funções de assistência à condução, incluindo estacionamento autónomo e detecção de transposição da faixa de rodagem, ao mesmo tempo que garante a operacionalidade do entretenimento. Do qual faz parte, por exemplo e entre outras soluções, a navegação personalizada e a assistência por voz.
Desta forma e segundo também destaca a mesma fonte, os veículos vêm reduzida a necessidade de espaço para este tipo de equipamento, como também o número de cablagens e, não menos importante, os custos associados.
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"Queremos reduzir a complexidade dos sistemas eletrónicos nos automóveis e, ao mesmo tempo, torná-los tão seguros quanto possível", afirma, em declarações reproduzidas pela Auto News, o presidente para os serviços de mobilidade da Bosch, Marcus Heyn, recordando que, "os computadores centrais dos veículos são o 'coração' dos automóveis geridos por software".
"No futuro, estes computadores controlarão todos os domínios dos veículos modernos e contribuirão para reduzir o atual número elevado de unidades de controle individuais", vaticinou o mesmo responsável.
Um mercado (previsto) de 32 mil milhões de euros
A Bosch assume esperar que, até 2030, o mercado dos chips capazes de gerir sistemas de infotainment e, ao mesmo tempo, tecnologias de assistência ao condutor, em veículos automóveis, venha a representar qualquer coisa como 32 mil milhões de euros. Ou seja, bem acima dos três mil milhões de euros previstos em 2026.
Ao mesmo tempo, a empresa também estima que o mercado do software para automóveis dispare para cerca de 200 mil milhões de euros, até 2030.
Por todos estes motivos, a Bosch assume a intenção de desenvolver mais funções de condução automatizada, incluindo, para o segmento dos veículos compactos e médios.