Com a preciosa ajuda técnica da NGK Spark Plug, especialista de referência em ignição e sensores, explicamos aos nossos leitores o que são as bobinas de ignição, para que servem e as causas prováveis das anomalias que possam surgir.
Os motores que funcionam segundo o ciclo Otto - gasolina, gás natural comprimido ou gás de petróleo liquefeito - necessitam das velas de ignição para criar a faísca dentro da câmara de combustão, fazendo explodir o combustível e a mistura de ar, movimentando o pistão para baixo.
Para que as velas de ignição possam produzir as faíscas é necessária energia a alta tensão, a qual é fornecida pelas bobinas de ignição. Este dispositivo, que, na verdade, é uma bobina de indução, transforma a baixa tensão da bateria na alta tensão necessária para criar uma faísca elétrica nas velas de ignição e inflamar a mistura de ar e combustível.
As bobinas de ignição são projetadas para um ajuste preciso (encaixe perfeito), resistência superior à vibração, resistência excepcional a curto circuitos e umidade, e durabilidade extraordinária.