Acreditem ou não, a principal novidade do BMW Z4 M440i de 2024 é a introdução de uma caixa manual de seis velocidades, que faz parte do pacote opcional e mais caro, "Handschalter".
A BMW fez finalmente a vontade a todos os amantes de uma condução mais desportiva que pediam, suplicavam e mesmo exigiam uma caixa de velocidades manual no BMW Z4 M440i. Na mais recente atualização do seu roadster de dois lugares que estará disponível, como opção no pacote "Handschalter", a partir de março.
Aquele pacote, que representa um acréscimo aproximadamente 3500 euros no preço do veículo, inclui não só a transmissão manual, mas também vem acompanhado com afinações especificas da suspensão e do chassis. As jantes, as cores da carroçaria e os acabamentos do interior também são diferentes.
A opção de caixa manual surge cinco anos após o lançamento da mais recente geração do Z4 (G29) e dois anos depois da Toyota a ter introduzido no "primo" Supra.
Mesma motorização
Contudo, nem tudo são vantagens. Além do preço mais elevado e da condução ser menos agradável em situações de pára-arranca citadino (não será essa a vocação do BMW Z4, é certo, mas acontece), a aceleração dos 0 aos 100 km/h é mais lenta do que na versão com caixa automática de oito relações, 4,2 segundos contra 3,9 segundos. A velocidade máxima continua limitada eletronicamente a 249 km/h.
Por baixo do capot continua o mesmo motor de seis cilindros em linha de 3,0 litros que desenvolve uma potência máxima de 387 cv e um binário de 500 Nm.
A BMW reivindica que esta transmissão manual de seis relações é perfeitamente adequada para o Z4, "proporcionando a sensação mecânica que sempre foi elogiada nas suas caixas manuais, tendo sido utilizadas peças específicas BMW M na sua construção.
A caixa manual está disponível na versão M40i e sDrive 20i, com motor de quatro cilindros de 2.0 litros (197 cv), enquanto a variante sDrive 30i (com o mesmo motor, mas com 258 cv). Estas últimas não apresentam novidades.